Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega dois novos Centros de Saúde à população de Belo Horizonte

20/07/2018 | 18:07 | atualizado em 25/10/2019 | 16:11

Na manhã desta sexta-feira, dia 20 de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) entregou à população dois novos Centros de Saúde. O Centro de Saúde Dom Orione, localizado na regional Pampulha, e o Centro de Saúde Serra Verde, na regional Venda Nova, passam a funcionar em novos locais.
 

Em visita às duas unidades, o prefeito Alexandre Kalil destacou que a PBH trabalha permanentemente para ofertar atendimento de qualidade aos moradores. “Todos os 152 Centros de Saúde da cidade serão revitalizados. Mas o importante é ter profissionais competentes e dedicados, e remédios para atendermos à população de Belo Horizonte”, afirmou o prefeito.
 

O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, lembrou que os usuários serão beneficiados com a entrega das duas unidades. “Conseguimos junto ao Governo do Estado a disponibilização do espaço no Serra Verde, que foi todo reformado pela Prefeitura e abriga perfeitamente a equipe da Saúde, de modo que o trabalho não precise ser descontinuado. E essa é a nossa função: governar para quem precisa e fazer funcionar o que já existe. Também podemos observar que as condições de trabalho para as equipes da Saúde e o conforto para os usuários aumentaram nas duas unidades”, disse.
 

No início deste ano, a sede do Centro de Saúde Serra Verde apresentou rachaduras e, por isso, parte da unidade foi interditada. A Prefeitura conseguiu junto ao Governo do Estado, sem custos, a cessão de um imóvel, que foi reformado para abrigar uma nova sede.
 

Foram investidos cerca de R$ 106 mil na reforma do imóvel localizado na rua das Cavalariças, 99. As obras contemplaram manutenções elétricas e hidráulicas; pintura geral; troca da cobertura da Zoonoses; implantação de rampas de acesso e de coberturas na farmácia e na área de espera dos usuários; além de tratamento asfáltico do estacionamento.
 

Com 10 consultórios, o CS Serra Verde atende a uma população de aproximadamente 16.500 pessoas e conta com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), ginecologista, clínico geral e psicólogo. No total, 70 profissionais trabalham na unidade.

 

Sede própria

 

Depois que a PBH identificou um imóvel próprio com espaço amplo e adequado para abrigar o novo Centro de Saúde Dom Orione, foram feitas obras de reforma e melhoria no local. Orçada em R$ 60 mil, a reforma contemplou a reconstrução do muro de divisa; construção de rampa de acesso de pedestres; recapeamento do estacionamento; construção de jardins e intervenções de drenagem de pequeno porte.
 

A nova sede do CS Dom Orione atende a uma população de aproximadamente 20 mil pessoas e conta com 10 consultórios, o dobro da unidade antiga, duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), clínico, ginecologista e pediatra, além de duas equipes de saúde bucal. Ao todo, 60 profissionais trabalham na unidade, localizada na avenida Otacílio Negrão de Lima, 2220, bairro São Luiz.

 

Prefeitura entrega dois novos Centros de Saúde