Pular para o conteúdo principal

Prefeitura empossa representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura empossa representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

criado em - atualizado em

Os representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da gestão 2022/23 da Prefeitura de Belo Horizonte tomaram posse na última quinta-feira (30), em evento realizado na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

O gerente de Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Planeamento, Orçamento e Gestão, Fabiano Martins, abriu o evento lembrando que no período da Revolução Industrial os acidentes de trabalho começaram a gerar prejuízos para as empresas e que somente na década de 60 teve início uma preocupação para preveni-los. Ele contou também um pouco da história da CIPA. “Iniciamos nossos trabalhos na PBH em 2017 e constituímos a CIPA na administração municipal em 2019. Como nosso trabalho contínuo, identificamos as capacidades de melhorias para estas categorias e conseguimos sucesso em nossos processos. Investimos em treinamento, capacitação e nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Estamos sempre dando total apoio à Secretaria Municipal de Saúde e conseguindo êxitos quanto à segurança de trabalho”, disse.

A CIPA é uma comissão paritária, com sete membros que representam o empregador e outros sete que representam os empregados. O mandato será de um ano e termina em 2023, antes do término do mandato, será iniciado novo processo eleitoral.

“Tudo começou com um processo eleitoral, por parte dos empregados que escolheram seus representantes, para formar esta comissão. Após esta eleição, foram realizados treinamentos para estes representantes, no início de junho, nos quais foram abordadas noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho, riscos ambientais, inspeção de segurança e a prevenção e o combate de incêndios, entre outros assuntos. Nossas ações nesta comissão são voltadas para os agentes de combates a endemias e agentes comunitários de saúde. Nosso objetivo é trabalhar em prol da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Esta comissão se reunirá mensalmente para traçar as metas e o plano de trabalho e nossa expectativa é a melhor possível. Tanto os designados quanto os eleitos estão muito motivados para exercer um bom trabalho”, explicou o servidor José Garcia, designado presidente da CIPA.

Marcos Luiz, agente de combate a endemias da Regional Venda Nova, foi eleito vice-presidente da CIPA pelos empregados. Marcos está muito empolgado para exercer sua função na CIPA. “Todos nós estamos muito animados para iniciarmos os trabalhos. Vou representar os empregados e isto é muito importante. Durante o treinamento realizado no início deste mês, aprendemos como usar corretamente o Equipamento de Proteção Individual (EPI), que são as botas, máscaras, luvas etc. Hoje temos mais informações de como usar bem este equipamento, o que nos dá mais segurança. Vamos ter muitas demandas pela frente, pois nosso grupo atende as nove regionais, mas todos estão num caminho bacana para fazer o melhor”, afirmou Marcos.

Conheça os integrantes da CIPA 2022/23

Designados pela PBH

José Garcia - Presidente

Cargo: Técnico de Serviço Público
Lotação: Gerência de Segurança do Trabalho da Subsecretaria de Gestão de Pessoas

Gláucia Santos
Cargo: Agente executivo governamental
Lotação: Gerência Central de Marcação de Consultas-GEAPS - SMSA

Vitor Rodrigues Dias
Cargo: Agente de Combate a Endemias
Lotação:  Diretoria de Zoonoses - DIZO - SMSA

Taciana de Miranda Dias
Cargo: Enfermeira
Lotação: Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação Nordeste

Alexandra Lopes Pereira Rocha
Cargo: Enfermeira
Lotação: Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação Pampulha

Fabiane das Graças Caldeira Brant
Cargo: Técnica Superior de Saúde
Lotação: Gerência de Zoonoses Nordeste

Alessandra Cristina Amaro Miranda
Cargo: Enfermeira
Lotação: Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação Oeste

Representantes Eleitos

Marcos Luiz de Oliveira – Vice-Presidente

Cargo: Agente de Combate a Endemias
Lotação: Gerência de Zoonoses de Venda Nova

Patrícia Cristina Silva Andrade
Cargo: Agente de Combate a Endemias
Lotação: Gerência de Zoonoses Norte

Edna Pereira dos Santos Alves
Cargo: Agente Comunitário de Saúde
Lotação: Centro de Saúde Goiânia

Cristiane Elias de Abreu Silva
Cargo: Agente comunitário de Saúde
Lotação: Centro de Saúde São Bernardo

Ricardo Cristian Da Silva Santiago
Cargo: Agente de combate às endemias 
Lotação: Gerência de Zoonoses Noroeste

José Vanilson de Paiva
Cargo: Agente de Combate a Endemias
Unidade de Lotação: Gerência de Zoonoses Noroeste

Rita Aparecida Marques Reis
Cargo: Agente Comunitário de Saúde
Unidade de Lotação:  Centro de Saúde Havai.