Pular para o conteúdo principal

Mulher com chapéu de artesanato, à frente de mesa com arranjos de flores artificiais e bonecas decoradas.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura elabora guia para estimular empreendedorismo no Granja de Freitas

criado em - atualizado em

Artesanato, roupas, cosméticos, salgados, faxina, pintura, sonorização e fotografia são apenas alguns dos itens que farão parte do Guia de Produtos e Serviços do Conjunto Granja de Freitas, na região Leste da Capital. Elaborado pela Prefeitura, por meio da equipe social da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), o material tem o objetivo de fortalecer as iniciativas de empreendedorismo na comunidade e incentivar o comércio local, já que a região possui pouca disponibilidade de estabelecimentos para atender a demanda crescente da população.

 

De acordo com a técnica social da diretoria de Projetos e Obras da Urbel, Erika Lopes, a  iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo Plano de Ação de Trabalho Técnico Social no Granja de Freitas, no entorno imediato da Vila da Área, onde há intervenções previstas pelo PAC Encostas. "O bairro possui uma população que foi reassentada  pelo Poder Público ao longo de quase 20 anos. No local foi realizado acompanhamento social com todas as famílias oriundas de áreas de risco, localizadas em trechos de obra ou beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida. Como a infraestrutura de comércios e serviços não conseguiu atender a demanda local, criamos o guia com diversas opções oferecidas aos moradores pela própria comunidade", explica.

 

Além de criar uma comissão local de acompanhamento das atividades, a equipe social do PAC Encostas contou com a participação de técnicos da Diretoria de Habitação e Regularização da Urbel para fazer um trabalho porta a porta nas 2.217 unidades habitacionais  dos 18 residenciais do Granja de Freitas, dando oportunidade para cerca de oito mil moradores. Assim, foi possível abranger o máximo de pessoas que produzem ou prestam algum tipo de serviço na região, totalizando 117 moradores já cadastrados. Após o formato impresso do Guia, a equipe também pretende investir na elaboração de uma página na web que contenha todos os empreendedores participantes, destinada a públicos diversos. A partir do cadastramento, será possível criar, ainda, um banco de dados para subsidiar futuras ações e projetos.

 

Sueli da Silva, 55 anos, ficou satisfeita ao saber que teria a chance de divulgar os seus produtos artesanais na comunidade. "Meu pai saiu de uma casa que estava em risco na Vila da Área e moro com ele no Granja há 10 anos. Mesmo assim, não dá pra conhecer o trabalho de todo mundo. Agora vou saber o que outras pessoas estão fazendo e ao mesmo tempo divulgar os meus produtos, já que estou desempregada. Espero que com o Guia aumente a procura por enfeites e acessórios e apareçam as encomendas", disse animada.        

 

Outro morador que será beneficiado é Ruderson Gonçalves, cabeleireiro que reside no Granja IV há 9 anos e se  tornou liderança na comunidade. "Quando fiquei sabendo do projeto, quis ajudar e participar também. A aceitação do pessoal foi muito boa e eu espero dar uma visibilidade maior para o meu salão. Afinal, propaganda é a alma do negócio", afirmou.   

 

 

08/05/2019. Guia Serviços Granja de Freitas. Fotos: Divulgação/PBH