Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e Sebrae Minas promovem ações itinerantes durante a Semana do MEI
Foto: Arte/PBH

Prefeitura e Sebrae Minas promovem ações itinerantes durante a Semana do MEI

criado em - atualizado em

Entre os dias 16 e 20 de maio, acontece a Semana do MEI 2022, um evento promovido pelo Sebrae Minas, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e o objetivo de oferecer uma programação de oficinas práticas e palestras com especialistas para microempreendedores e para quem deseja abrir um negócio próprio. Durante o mesmo período, a PBH e o Sebrae promovem ações itinerantes da Sala Mineira do Empreendedor nas regionais Barreiro, Venda Nova e no bairro Lagoinha. 

A Sala Mineira é uma parceria entre a PBH, Sebrae Minas e JUCEMG, desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. Com atendimento personalizado, é possível formalizar o empreendimento, obter orientações, informações e conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor. Seu espaço fixo está localizado no BH Resolve, na Rua dos Caetés, 342, Centro. 

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Beato, a ação em parceria com o Sebrae Minas tem extrema relevância para a economia da capital. “O empreendedorismo tem se constituído uma estratégia fundamental para muitos cidadãos no enfrentamento dos impactos da pandemia no mercado de trabalho e, também, no processo de retomada econômica de Belo Horizonte. Desde o início da pandemia foram criados 100.500 novos negócios de MEI. Tem sido uma estratégia de sobrevivência que ajudou muitas pessoas a fazerem a transição para o mundo do empreendedorismo no comércio varejista, estética, alimentos e diversas outras atividades. A ação itinerante da Sala do Empreendedor busca justamente facilitar e levar o maior número de serviços e informações aos empreendedores da cidade”. 

Em 2021, Minas Gerais respondeu por 10% do saldo total de formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) no Brasil. É o terceiro estado brasileiro que mais formaliza microempreendedores. “Com a Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae, estamos ampliando o acesso dos microempreendedores do estado aos nossos serviços e produtos. Com mais orientação e capacitação, os  MEI têm melhores chances de prosperarem em suas atividades”, afirma Afonso Maria Rocha, superintendente da instituição. 

A capital mineira concentra o maior número de MEI em Minas: são cerca de 262,4 mil, ou 17% do total do estado, de acordo com dados de março do Portal do Empreendedor. Além do atendimento realizado na sua sede, no bairro Nova Granada, o Sebrae Minas oferece serviços de orientação e apoio aos microempreendedores de Belo Horizonte na Sala Mineira do Empreendedor, dentro do BH Resolve, no centro da capital, e na sede da CDL/BH, no bairro Boa Viagem. 

Confirma mais informações e a programação da Sala Mineira do Empreendedor neste link.