Pular para o conteúdo principal

Fachada dos Correios
Foto: Adão de Souza

Prefeitura e Correios diminuem valor da taxa do “Balcão do Cidadão”

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e os Correios comunicam que a taxa paga pelo usuário do “Balcão do Cidadão” passou de R$ 4,30 para R$ 2,60, uma redução de 39,53%. Criado em 2020 a partir de parceria entre a Prefeitura e o órgão federal, o “Balcão do Cidadão” dá ao belo-horizontino mais facilidade de acesso a serviços prestados pela Secretaria Municipal de Fazenda, tais como a emissão de 2ª via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e documentos de arrecadação e recolhimento (Dram) de débitos da Dívida Ativa do município.

Esses serviços se somam a outros oferecidos pelos Correios, como por exemplo a emissão de CPF, Certificado Digital e Consulta Serasa. O “Balcão do Cidadão” está disponível em 69 agências de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Nas agências dos Correios em Belo Horizonte, por meio do "Balcão do Cidadão", os contribuintes do município poderão emitir os documentos de arrecadação e recolhimento (Dram) da Receita Municipal para pagamento dos seguintes tributos: IPTU; TMCM (Taxa de Manutenção de Cemitérios Municipais); ISSQN AUTÔNOMOS (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza devido pelos profissionais autônomos); TFLF (Taxa de Fiscalização, Localização e Funcionamento); TFS (Taxa de Fiscalização Sanitária); TFEP (Taxa de Fiscalização de Engenho de Publicidade) e débitos inscritos na Dívida Ativa do Município.

O subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso, explica que a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com os Correios é mais um mecanismo para facilitar a prestação de serviços aos cidadãos, que além dos canais de autoatendimento disponibilizados no Portal de Serviços e no PBH APP para aparelhos celulares, podem contar com o atendimento de diversas demandas também no “Balcão do Cidadão” das agências dos Correios.

Para saber mais sobre os serviços implantados, basta acessar o site dos Correios, ligar para o telefone 3003-0100 ou visitar a agência mais próxima.