16 December 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que as previsões meteorológicas entre esta sexta-feira (16) e o próximo dia 22 indicam a possibilidade de volume de chuvas superior a 200 mm na capital – especialmente a partir deste domingo. O índice implica em um impacto significativo do ponto de vista hidrológico e geológico, o que demanda uma atuação preventiva e emergencial da administração pública e cuidados por parte da população.
A partir deste sábado (17) equipes da Defesa Civil, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Assistência Social e Cidadania, BHTrans e Guarda Municipal estarão em alerta 24 horas por dia para atuação imediata. Equipes do Centro Integrado de Operação de Belo Horizonte (COP-BH) serão reforçadas para o monitoramento da cidade por meio de 3.205 câmeras visualizadas na Sala de Controle Integrado (SCI).
Caberá ao COP-BH compartilhar as informações em tempo real com as 16 instituições que possuem representatividade no local, com destaque para aquelas envolvidas mais diretamente no assunto, como a Guarda Municipal, BHTrans, SAMU, Sudecap, SLU e Urbel, bem como com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig e a Copasa. O trabalho envolve a identificação de recursos operacionais disponíveis e articulação das atuações integradas para a pronta resposta às demandas.
Acionados pelo COP-BH, 75 agentes da BHTrans estarão prontos para se deslocar a locais de risco em 52 viaturas, monitorando essas áreas e empenhando mais de 350 equipamentos de sinalização. Caberá a eles a interdição de vias com risco de alagamento, evitando que veículos fiquem presos e isolados. É fundamental que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e as orientações dos agentes em um trabalho preventivo e em conjunto com todos os órgãos para salvar vidas.
Por parte da Defesa Civil serão 75 agentes atuando 24 horas por dia e 14 viaturas para o deslocamento pela cidade. A Guarda Municipal manterá 62 viaturas e 124 agentes à disposição para atuar no bloqueio de vias, no monitoramento visual local das áreas de inundação e na segurança dos espaços isolados, com base no Protocolo de Atuação Integrada em Eventos de Chuva da Capital.
A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional garantirá a oferta de refeições quentes para equipes e pessoas atingidas, produzidas nos restaurantes populares, e de cestas básicas para famílias afetadas. A Subsecretaria de Assistência Social manterá equipes de plantão central e nas regionais, além de apoio à Defesa Civil no cadastramento das famílias atingidas e disponibilização de abrigos. Os telefones para acionamentos são o 199 e 156.
A Secretaria Municipal de Saúde possui um plano de contingência com o objetivo de minimizar os impactos na saúde causados à população em consequência das fortes chuvas. Depois de avaliada a necessidade de ativação do plano emergencial, profissionais de saúde estarão prontos para desenvolverem ações para atender e orientar a população sobre os riscos à saúde após alagamentos e enchentes.
Obras
Toda a equipe da Diretoria de Áreas de Risco da Urbel estará de plantão neste final de semana. Equipes técnicas sociais estarão à disposição para atendimento às famílias, caso necessário, e todos os alertas de chuvas serão enviados para os voluntários do Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e Núcleos de Alerta de Chuva (NAC).
Além das grandes obras e de todo o trabalho rotineiro preventivo realizado durante todo o ano, face a previsão de fortes chuvas para o final de semana, a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) têm equipes e equipamentos de plantão preparados para atuar nas nove regionais da cidade em caso de necessidade.
Suzurb | Sudecap |
PLANTONISTAS | PLANTONISTAS |
11 Gerentes | 3 gerentes |
54 Operacional | 32 Operacional |
5 engenheiros | 6 engenheiros |
MAQUINAS/EQUIPAMENTOS | MAQUINAS/EQUIPAMENTOS |
9 retros | 4 escavadeiras |
9 hidrojatos | 3 retros |
9 caminhões báscula | 12 caminhões basculantes |
9 veículos leves | 2 caminhões Muck |
Limpeza
A SLU atuará com a intensificação de ações preventivas e a formação de equipes específicas para a limpeza urbana em caso de necessidade. Além dos garis que atuam regularmente durante a semana e que estão prontos para atuar no caso de chuvas fortes, a SLU mantém equipes de plantões nos domingos e feriados. O objetivo é garantir respostas rápidas em situações em que a cidade é impactada por chuvas, proporcionando a limpeza com rapidez e contribuindo para a desobstrução de vias.
As equipes de plantão da SLU são escaladas conforme a previsão de chuvas podendo ser acionadas três, seis ou nove equipes, cada uma composta por sete garis e um motorista. Durante o plantão, as equipes também realizam limpezas preventivas, nas áreas de maior risco na cidade.
Recomendações à população
A despeito de todas as ações adotadas pela Prefeitura, o trabalho de prevenção de danos e minimização de riscos de vítimas envolve também a população. Por isso, os técnicos aconselham a adoção de algumas medidas. São elas:
Durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Alerta de risco geológico
Recomendações
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e, em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193). Só retorne após vistoria da PBH.
Sinais de que deslizamentos podem acontecer
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos;
- Pequenas quedas de terra de barranco próximos a sua casa
Recomendações
• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
• Coloque calha no telhado da sua casa;
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
• Não jogue lixo ou entulho na encosta;
• Não despeje esgoto nos barrancos;
• Não faça queimadas.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.