Pular para o conteúdo principal

Prefeitura define esquema de atuação diante da previsão de fortes chuvas na capital
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura define esquema de atuação diante da previsão de fortes chuvas em BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que as previsões meteorológicas entre esta sexta-feira (16) e o próximo dia 22 indicam a possibilidade de volume de chuvas superior a 200 mm na capital – especialmente a partir deste domingo. O índice implica em um impacto significativo do ponto de vista hidrológico e geológico, o que demanda uma atuação preventiva e emergencial da administração pública e cuidados por parte da população. 

A partir deste sábado (17) equipes da Defesa Civil, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Assistência Social e Cidadania, BHTrans e Guarda Municipal estarão em alerta 24 horas por dia para atuação imediata. Equipes do Centro Integrado de Operação de Belo Horizonte (COP-BH) serão reforçadas para o monitoramento da cidade por meio de 3.205 câmeras visualizadas na Sala de Controle Integrado (SCI). 

Caberá ao COP-BH compartilhar as informações em tempo real com as 16 instituições que possuem representatividade no local, com destaque para aquelas envolvidas mais diretamente no assunto, como a Guarda Municipal, BHTrans, SAMU, Sudecap, SLU e Urbel, bem como com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig e a Copasa.  O trabalho envolve a identificação de recursos operacionais disponíveis e articulação das atuações integradas para a pronta resposta às demandas. 

Acionados pelo COP-BH, 75 agentes da BHTrans estarão prontos para se deslocar a locais de risco em 52 viaturas, monitorando essas áreas e empenhando mais de 350 equipamentos de sinalização. Caberá a eles a interdição de vias com risco de alagamento, evitando que veículos fiquem presos e isolados. É fundamental que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e as orientações dos agentes em um trabalho  preventivo e em conjunto com todos os órgãos para salvar vidas. 

Por parte da Defesa Civil serão 75 agentes atuando 24 horas por dia e 14 viaturas para o deslocamento pela cidade. A Guarda Municipal manterá 62 viaturas e 124 agentes à disposição para atuar no bloqueio de vias, no monitoramento visual local das áreas de inundação e na segurança dos espaços isolados, com base no Protocolo de Atuação Integrada em Eventos de Chuva da Capital.

A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional garantirá a oferta de refeições quentes para equipes e pessoas atingidas, produzidas nos restaurantes populares, e de cestas básicas para famílias afetadas. A Subsecretaria de Assistência Social manterá equipes de plantão central e nas regionais, além de apoio à Defesa Civil no cadastramento das famílias atingidas e disponibilização de abrigos. Os telefones para acionamentos são o 199 e 156. 

A Secretaria Municipal de Saúde possui um plano de contingência com o objetivo de minimizar os impactos na saúde causados à população em consequência das fortes chuvas. Depois de avaliada a necessidade de ativação do plano emergencial, profissionais de saúde estarão prontos para desenvolverem ações para atender e orientar a população sobre os riscos à saúde após alagamentos e enchentes. 

 

Obras 

Toda a equipe da Diretoria de Áreas de Risco da Urbel estará de plantão neste final de semana. Equipes técnicas sociais estarão à disposição para atendimento às famílias, caso necessário, e todos os alertas de chuvas serão enviados para os voluntários do Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e Núcleos de Alerta de Chuva (NAC). 

Além das grandes obras e de todo o trabalho rotineiro preventivo realizado durante todo o ano, face a previsão de fortes chuvas para o final de semana, a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) têm equipes e equipamentos de plantão preparados para atuar nas nove regionais da cidade em caso de necessidade.
 

Suzurb

Sudecap

PLANTONISTAS

PLANTONISTAS

 11 Gerentes

3 gerentes

54 Operacional

32 Operacional

5 engenheiros

6 engenheiros

MAQUINAS/EQUIPAMENTOS

MAQUINAS/EQUIPAMENTOS

9 retros

4 escavadeiras

9 hidrojatos

3 retros

9 caminhões báscula

12 caminhões basculantes

9 veículos leves

2 caminhões Muck

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Limpeza


A SLU atuará com a intensificação de ações preventivas e a formação de equipes específicas para a limpeza urbana em caso de necessidade. Além dos garis que atuam regularmente durante a semana e que estão prontos para atuar no caso de chuvas fortes, a SLU mantém equipes de plantões nos domingos e feriados. O objetivo é garantir respostas rápidas em situações em que a cidade é impactada por chuvas, proporcionando a limpeza com rapidez e contribuindo para a desobstrução de vias.
 

As equipes de plantão da SLU são escaladas conforme a previsão de chuvas podendo ser acionadas três, seis ou nove equipes, cada uma composta por sete garis e um motorista. Durante o plantão, as equipes também realizam limpezas preventivas, nas áreas de maior risco na cidade. 


Recomendações à população

A despeito de todas as ações adotadas pela Prefeitura, o trabalho de prevenção de danos e minimização de riscos de vítimas envolve também a população. Por isso, os técnicos aconselham a adoção de algumas medidas. São elas: 

Durante a chuva:

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;  
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199). 
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH. 
 - Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos. 

 

Alerta de risco geológico

Recomendações

Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e, em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193). Só retorne após vistoria da PBH.  

Sinais de que deslizamentos podem acontecer  

  • Trinca nas paredes;   
  • Água empoçando no quintal;  
  • Portas e janelas emperrando;   
  • Rachaduras no solo;
  • Água minando da base do barranco;   
  • Inclinação de poste ou árvores;   
  • Muros e paredes estufados;  
  • Estalos;
  • ​Pequenas quedas de terra de barranco próximos a sua casa


  
Recomendações  

• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;  
• Coloque calha no telhado da sua casa;   
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água; 
• Não jogue lixo ou entulho na encosta; 
• Não despeje esgoto nos barrancos;   
• Não faça queimadas. 

 

Emissão de alertas 

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.  

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.