8 Maio 2025 -
Os museus municipais de Belo Horizonte se juntam à programação da Semana Nacional de Museus, que acontece de 12 a 18 de maio, com uma série de atividades gratuitas e para todas as idades. Este ano, será realizada a 23ª edição do evento, com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. A proposta é refletir sobre o contexto atual dos museus e o seu porvir. As atividades acontecerão no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), no Museu da Moda de Belo Horizonte (MuMo), no Museu Casa Kubitschek (MCK) e na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura Urbanismo e Design. A iniciativa inclui sessões de cinema, jogos e brincadeiras, oficinas, visitas mediadas, debates, lançamentos e mais atrações. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
A secretária municipal de Cultura e presidente Interina da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, celebra a participação da PBH na Semana Nacional de Museus. “Este é mais um evento de reflexão sobre os museus e a importância para a cidadania e a promoção da cultura. Trata-se de uma celebração nacional que relembra a importância dessas instituições na salvaguarda da memória e na realização de ações contínuas de mediação da cultura com os públicos de todas as idades. A programação dos Museus da Prefeitura está imperdível e eles estão de portas abertas para receberem os visitantes”.
Nos sábados 10 e 17, às 14h30, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) realiza a oficina “Des-Inventar histórias", uma prática de recortes, montagens, desenhos, textos e palavras para criar histórias que flutuam entre o ficcional e o documental. Os experimentos realizados durante o encontro, voltado para maiores de 16 anos, resultarão em uma publicação digital coletiva. Já no domingo (18), às 10h30, o museu realiza o “Jogo da Mobilidade Urbana", um tabuleiro com dimensões humanas que propõe reflexões sobre a forma como acontece a locomoção nas cidades. A atividade é voltada para crianças de 8 a 12 anos.
Também no MHAB acontecerá a oficina “Arte em um processo museal”, na terça-feira (13), às 14h. Organizada a partir da exposição “Generosa, Felicíssima e Nicolau – Nomes sem Histórias e Histórias sem Nomes”, realizada em parceria com o Muquifu, a oficina para maiores de 10 anos busca recriar personagens históricos a partir da oralidade e da fabulação, utilizando técnicas de pintura e elementos artísticos, com tinta, papel e tecido.
O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) recebe na sexta-feira (16) o Planetário Sankofa, um projeto itinerante de Sabará que leva as sessões de cinema fulldome com temática de astronomia a diversos locais, apresentando filmes imersivos e atividades educativas. A sessão acontece às 19h e os ingressos estão disponíveis no site www.planetariosankofa.com.br.
No Museu da Moda de Belo Horizonte (MuMo), será realizada uma visita mediada à exposição "Clara Nunes - Eu sou a tal mineira", na quarta-feira (14), às 15h. Fruto de uma parceria entre o Museu da Moda e o Instituto Clara Nunes, a exposição percorre a carreira da cantora desde o início, em Minas Gerais, até a consagração nacional e internacional. A mostra destaca a influência da moda na carreira da artista, explorando 50 figurinos e adereços originais que estão sendo exibidos pela primeira vez em conjunto.
Na terça-feira (13) será realizada mais uma edição do Diálogos MAP, desta vez com o tema "Desafios da gestão museológica no tempo e espaço". Realizado pela equipe do Museu de Arte da Pampulha, o evento promoverá um encontro entre gestores do Museu de Artes e Ofícios, do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e da Casa Fiat de Cultura, com a mediação da Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Isabela Guerra. Será realizada uma conversa sobre a complexidade das relações entre tempo, espaço, públicos e economia dentro do universo das práticas museais. O encontro será às 18h30, no auditório do MuMo.
Na região da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek (MCK) e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design também integram a programação da 23ª Semana Nacional de Museus. No sábado (17), às 10h, o MCK recebe o lançamento da obra "Tempo Real II", de Elisa de Campos, e a ativação dos outros trabalhos da artista que fazem parte da exposição "Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias". A inauguração será acompanhada de uma confraternização no jardim do museu.
Na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura Urbanismo e Design, no sábado (24) e domingo (25), acontece a mostra interativa “Conhecer para Cuidar”, que oferta vivências interativas e mediações sobre a Casa, além de contar com uma exposição de maquetes das outras três edificações que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha: o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), o Museu de Arte da Pampulha (MAP) e o Iate Tênis Clube. A atividade tem o intuito de contribuir para o aumento de repertório dos participantes e da noção de pertencimento em relação ao complexo belo-horizontino que é Patrimônio Cultural da Humanidade. Serão realizadas quatro vivências para montagem da maquete da Casa do Baile, sendo elas às 8h e às 9h30, pela manhã, e à tarde, nos horários de 13h30 e 15h. Essas práticas acontecerão na Praça Dalva Simão, e o público será convidado a visitar a Casa e a mostra das outras maquetes, de 10h às 18h.
Também integrando a programação da Semana Nacional de Museus da Casa do Baile, o Centro de Referência receberá o Baile Vogue “O Palácio de Cristal”, apresentado pela House of Barracuda. A atividade acontece no sábado (17), das 18h às 22h, com classificação de 16 anos. A noite será tomada pela inspiração do reinado de Legendary Overall Mother Cristal Barracuda, matriarca e ícone da cena LGBTQI+ de Belo Horizonte. A experiência propõe um verdadeiro baile com diversas categorias tradicionais da Ballroom com brilho, elegância, moda e vogue. A entrada está sujeita à lotação do espaço.
Semana Nacional de Museus
No dia 18 é celebrado o Dia Internacional dos Museus. Em comemoração à essa data, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove, anualmente, a Semana Nacional de Museus, que em 2025 acontece de 12 a 18 de maio. A iniciativa mobiliza instituições museais e outros espaços de cultura a ofertarem atividades educativas e culturais em defesa do patrimônio, visando fortalecer os laços entre museus e comunidades.
Durante a Semana são realizadas diversas ações espalhadas pelo Brasil e organizadas pelas instituições participantes, incluindo visitas a exposições, atividades interativas e lúdicas, oficinas e debates. Cada edição tem um tema específico, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), que reflete questões contemporâneas e desafios encontrados pelos museus e instituições participantes, incentivando debates críticos e a efervescência de ideias inovadoras.
Por meio dessa celebração, busca-se democratizar o acesso à cultura, promover a preservação do patrimônio histórico e estimular a educação e a reflexão sobre temas culturais relevantes para a sociedade.
Serviço
23ª Semana Nacional de Museus | Programação dos museus municipais de BH
Data: 13 a 25 de maio de 2025
Locais:
Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)
Museu da Imagem e do Som (MIS BH)
Museu da Moda de Belo Horizonte (MuMo)
Museu Casa Kubitschek (MCK)
Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura Urbanismo e Design
Programação completa disponível no Portal Belo Horizonte.