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Prefeitura de BH oferece teleconsultas para pessoas com sintomas de dengue
Aline Resende/PBH

Prefeitura de BH oferece teleconsultas para pessoas com sintomas de dengue

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte oferta, a partir desta quinta-feira (29), teleconsultas para atendimento das pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika, como febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas ou vômitos. O serviço vale para adultos, adolescentes e crianças a partir de um ano. O horário de atendimento será das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, e é uma oferta complementar à rede de saúde do município. A estratégia faz parte das ações do Plano de Enfrentamento às Arboviroses.

Durante esta semana, serão aproximadamente 50 agendamentos por dia. Já a partir de segunda-feira (4), a oferta será ampliada, com cerca de 100 atendimentos diários. Todos os moradores da capital a partir de um ano de idade e cadastrados em centros de saúde terão acesso à modalidade assistencial, por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da rede SUS.  Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deverá procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Após ser referenciado em um dos 152 centros de saúde, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste link para agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela e escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso.

É importante esclarecer que as teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento.

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos médicos que se fizerem necessários e que serão enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.