Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH oferece aula de programação em vilas e favelas do município
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura de BH oferece aula de programação em vilas e favelas do município

criado em - atualizado em

O sucesso profissional de uma pessoa depende dos conhecimentos técnicos, da capacidade de propor soluções, de comunicar de maneira eficaz e de fazer uma rede de contatos. Com essas premissas, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tem oferecido aos alunos do projeto Programando Sonhos em Vilas e Favelas a oportunidade de desenvolver todas essas habilidades, dentro e fora da sala de aula.

O projeto Programando Sonhos em Vilas e Favelas é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) em colaboração com a Prodabel e com o apoio do governo dos Estados Unidos, com o intuito de oferecer conhecimentos em programação web para pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade social.

Na noite da última quarta-feira (30), os alunos das primeiras turmas do curso participaram, no Auditório JK da PBH, de uma rodada de palestras, quando puderam fazer contatos, trocar experiências e conhecer histórias inspiradoras para a busca do sucesso profissional. O evento mostrou aos alunos o impacto que a programação trouxe para a vida de diferentes pessoas e os aproximou de profissionais que também receberam várias negativas ao longo da vida, mas abraçaram oportunidades e têm conquistado grandes voos profissionais.

O Diretor-Presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, falou sobre a importância de buscar conhecimento e de agarrar oportunidades como a rodada de palestras. “Sabemos que o dia a dia dessas pessoas não é fácil.  Esse movimento que os alunos têm feito garante conhecimento, independência, autonomia e desenvolvimento pessoal e profissional,” disse Jean. Ele concluiu afirmando que a tecnologia faz parte da realidade de diferentes áreas da sociedade e que esses alunos sairão desse projeto preparados para o mercado.

Giane Alves, Gerente de Qualificação Profissional da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da SMDE, apresentou aos participantes a plataforma GOBH, uma ferramenta gratuita, desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, que atua como aceleradora de oportunidades de trabalho e de geração de renda e disponibiliza serviços para o empreendedorismo e qualificação profissional.

Para inspirar os alunos e mostrar que a programação pode transformar a realidade de diferentes pessoas, a noite contou com uma palestra descontraída de empreendedor e fundador de uma renomada escola de programação e robótica, a CodeBuddy, Marlon Wanderllich. Para ele, a programação é um meio “para abrir a mente”, ouvir histórias, conhecer novas pessoas e possibilidades e tornar a experiência melhor e mais transformadora. “Vivemos em um momento em que o conhecimento em tecnologia é indispensável e todos deveriam abraçar essa oportunidade gratuita que a PBH oferece”, comentou.

Mostrar aos presentes que o autoconhecimento e as conexões são uma porta para alcançar os propósitos foi o objetivo de Rafael Baroli. O intraempreendedor e educador falou sobre os desafios de uma transição de carreira, trabalhabilidade e superação. “Essas rodas de conversas trazem as vivências de quem percorreu o caminho que essas pessoas estão buscando. Não passamos receita de bolo, mas relatos que podem inspirar e despertar”.

Durante o evento, a aluna Lorena de Castro disse que muitas vezes a pessoa em situação de vulnerabilidade social só precisa de uma única chance para transformar a realidade. “O Programando Sonhos é essencial como política pública e como meio de transformação e nós devemos aproveitar todas essas chances”, compartilhou a estudante que se encontrou na programação e já faz muitos planos para atuar na área, mesmo possuindo graduação em direito.

A Prefeitura de Belo Horizonte já abriu a pré-inscrição para a nova turma do projeto Programando Sonhos para moradores das 218 vilas e favelas interessados em fazer parte do projeto. São oferecidas 40 novas vagas e a inscrição deve ser feita on-line.