Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH lança campanha contra a violência aos idosos
Foto: Stênio Lima/PBH

Prefeitura de BH lança campanha contra a violência aos idosos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou, nessa quinta-feira (15) a campanha Junho Violeta de combate à violência contra idosos. O lançamento aconteceu no Centro de Referência da Pessoa Idosa - CRPI (Rua Perdizes, 336 - Caiçaras), e faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra idosos, data reconhecida desde 2011 pela Organização das Nações Unidas - ONU. Confira outras ações que acontecem ao longo do mês e toda a agenda

Com o objetivo de promover o alerta sobre as diversas formas de violência, a campanha busca trabalhar no fortalecimento da rede de proteção e de garantia de direitos para esta parcela da população. Ao longo deste mês o assunto também será tema de ações de conscientização, fóruns, rodas de conversa, oficinas e um cortejo musical, a fim de sensibilizar a sociedade sobre o combate à violência cometida os idosos. Acompanhe a programação completa.

No lançamento da campanha, uma intervenção-manifesto foi apresentada pelas pessoas idosas que compõem o Grupo de Teatro Sementes, chamando a atenção para as diversas formas de violência sofridas pelos 60+ em contextos do dia a dia. De dificuldades em acessar o mercado de trabalho até golpes financeiros, os atores pediram pelo fim do idadismo.

Como denunciar? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.

Em casos de suspeita de violação de direitos, a população conta com o Disque 100, canal de denúncias com atendimento 24h por dia, inclusive em feriados e finais de semana. Ainda pode ser acionado o número 190 (telefone da Polícia Militar), para situações de risco iminente. 

De acordo com números do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra pessoas idosas. Este levantamento representa aumento de 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos no mesmo período do ano passado. 

Políticas para idosos 

Na estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) está a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), que elabora e coordena as diretrizes de políticas públicas municipais da pessoa idosa. Além de proporcionar um espaço para discussões de temáticas das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, por meio de Fóruns Regionais de Direitos da Pessoa Idosa, Trilhas para uma Belo Horizonte Amiga da Pessoa Idosa, realiza eventos abertos ao público em geral e aos participantes dos projetos e ações que coordena. A DPEI também é responsável por coordenar o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) e acompanhar grupos de convivência de idosos nas nove regionais.