Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH inicia reconstrução de mais três centros de saúde
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH inicia reconstrução de mais três centros de saúde

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia neste mês as obras de mais três centros de saúde, que serão reconstruídos por meio de Parceria Público-Privada (PPP). As unidades Heliópolis (Norte), Diamante (Barreiro) e Dom Orione (Pampulha) foram contempladas no novo aditivo contratual, assinado em novembro pelo prefeito Fuad Noman. As três novas sedes irão beneficiar cerca de 34 mil pessoas. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no próximo ano.

Com esse aditivo, foi ampliado para 59 o número de novos equipamentos. Até o momento, já foram entregues 48 centros de saúde. “O prefeito Fuad Noman, ao autorizar a ampliação do número de novos centros de saúde, também determinou que o início das obras fosse o mais breve possível, para que já em 2024 a população fosse beneficiada com estruturas mais amplas e modernas. É uma importante conquista para a nossa população e para os trabalhadores”, explica o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

O modelo de PPP adotado pela Prefeitura de Belo Horizonte prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção das unidades fiquem sob a responsabilidade da parceria privada. Já o atendimento aos usuários segue a cargo da administração municipal, com a prestação de 100% do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os centros de saúde que estão sendo reconstruídos possuem espaço físico padronizado, com dois pavimentos, acessos independentes, além de ambientes acolhedores e humanizados, proporcionando para a população e trabalhadores mais segurança e conforto. As unidades contam com 17 consultórios para atendimentos gerais de saúde, incluindo odontológicos, salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso, além de farmácia, área para Zoonoses e setores administrativos.