Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH firma novas parcerias para ampliar a inclusão digital na cidade
Rodrigo Clemente/ PBH

Prefeitura de BH firma novas parcerias para ampliar a inclusão digital na cidade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte firmou nesta quarta-feira (7) parcerias para ampliar as ações de inclusão digital no município. Atualmente, há na cidade 145 telecentros, espaços com acesso gratuito a computadores ligados à internet, com entrada livre da população. São quase 1.500 computadores disponíveis, equipamentos que são mantidos atualizados pela Prodabel.

As assinaturas das parcerias foram feitas com o Cefet-MG, o Cotemig e a Future Labs. O prefeito Álvaro Damião destacou que os novos parceiros reforçam o compromisso da Prefeitura com a ampliação do acesso à tecnologia. “Especialmente para atender os moradores mais simples, mais pobres da cidade, que estão nas vilas, nas favelas e conjuntos habitacionais. O papel da Prefeitura é garantir esse acesso gratuito a quem não pode pagar e propor campanhas que estimulem o uso consciente dos aparelhos eletrônicos e das redes sociais”, disse.

Cursos para mulheres

Segundo o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos, a parceria com o Cefet será focada em cursos de programação para mulheres, atendendo às que já passaram pelo curso básico e queiram dar continuidade aos conhecimentos em tecnologia. O Cotemig vai mobilizar alunos para dar suporte à população nos telecentros e o Future Labs vai viabilizar a montagem de laboratórios para ampliar o atendimento à população.

“A Política de Inclusão Digital da Prefeitura acontece na cidade graças a diversas parcerias, que são feitas para levar capacitação, equipamento, acesso e oportunidade a todas as regiões, a diversas comunidades, em especial às vilas e favelas”, ressaltou Jean.

Participaram da solenidade a coordenadora do projeto Elas.net e de estágio do curso de engenharia de Computação do Cefet, Kecia Aline Marques Ferreira; o diretor de Ensino da Faculdade Cotemig, Emerson Luiz de Castro; e o CEO da Stellar/Future Labs, Carlos Bicheiro.