25 January 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do FUNEMP – Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais, e o Instituto Universo Cultural anunciaram nessa sexta-feira (24) parceria estratégica para a realização do “Cinema Sem Fronteiras – Programa Internacional de Audiovisual”, com investimento de R$ 6 milhões. O convênio terá duração de 18 meses e prevê realização de 4 importantes programas e eventos do setor audiovisual: Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (CineBH) e o Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução.
O anúncio oficial ocorreu durante a abertura da 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, com assinatura de Despacho para Acordo de Cooperação Técnica que inclui o Instituto Universo Cultural, os municípios de Belo Horizonte, Tiradentes e Ouro Preto, consolidando a implementação do Programa.
A gestão do convênio será conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura, que terá como parceiro o Instituto Universo Cultural, entidade privada sem fins lucrativos, que atua na promoção de ações e programas de interesse público, cultural e social. Esta parceria está integrada ao Programa “BH nas Telas”, de Desenvolvimento do Audiovisual da Prefeitura de Belo Horizonte, uma política cultural estruturada e institucionalizada em BH.
Ao firmar esta parceria, a Secretaria Municipal de Cultura reafirma o compromisso de universalizar o acesso aos meios de produção, criação e difusão dos bens culturais, além de colocar a capital mineira no centro das atenções do Brasil e do mundo como polo de desenvolvimento da produção cultural e artística. A parceria permitirá também a realização de ações de intercâmbio e cooperação que renovam e ampliam as possibilidades de desenvolvimento social, econômico e humano e, ainda, reafirma a vocação de Belo Horizonte como a capital da economia criativa – a indústria que mais cresce no mundo.
Para o prefeito em exercício Álvaro Damião, a iniciativa marca um passo importante para o fortalecimento do setor. “É com grande entusiasmo que celebramos esta parceria, que representa um marco para o nosso Programa de Desenvolvimento do Audiovisual, o BH nas Telas. O audiovisual é uma indústria essencial, tanto para a economia quanto para a cultura de Belo Horizonte. Nosso compromisso é continuar fortalecendo as políticas culturais, em suas mais diversas manifestações”.
Ainda em Tiradentes, o prefeito em exercício participa neste sábado (25) da abertura do 3º Fórum de Tiradentes, espaço democrático de reflexão sobre os destinos do audiovisual brasileiro. Cineastas, produtores, empresários, gestores, pesquisadores, especialistas e profissionais de todos os setores do audiovisual, se mobilizam para o diálogo com o Ministério da Cultura, ANCINE, Ministério da Educação e outras instâncias do Governo Federal, do poder Legislativo e do Judiciário para debater e propor caminhos para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro.
Parcerias
A parceria para realização de eventos do setor audiovisual também foi celebrada pelo Ministério Público de Minas Gerais. O procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional do MPMG, Hugo Barros de Moura Lima, representando o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Filho, reforçou a relevância do convênio por representar uma entrega das mais valiosas para a cidade. “O audiovisual é uma indústria de grande importância para a economia brasileira e tem se destacado internacionalmente. Para o Ministério Público, é motivo de orgulho contribuir com o desenvolvimento e incentivo a esta área, que tem um papel transformador para Belo Horizonte e Minas Gerais”.
A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, ressaltou a abrangência e o impacto do Programa Cinema Sem Fronteiras. “Este é um Programa de audiovisual internacional, de vanguarda, que nasceu em Belo Horizonte. Trata-se de um programa que exibe e discute a produção contemporânea do cinema brasileiro, sua história, patrimônio, linguagens, estéticas. Ele posiciona Belo Horizonte e Minas Gerais como um dos polos estratégicos no cenário do audiovisual brasileiro e internacional. Além disso, é um Programa continuado que realiza as Mostras: CINEBH e BRASIL CINEMUNDI (Belo Horizonte); Mostra de Cinema de Tiradentes e CINEOP (Ouro Preto), eventos que são referência no circuito cultural do país”.
Para Raquel Hallak, coordenadora do Cinema sem Fronteiras e uma das fundadoras do Instituto Universo Cultural, a parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais para realização do Cinema sem Fronteiras potencializa o propósito do programa, gerando efeitos multiplicadores nas comunidades em todo o país. “Essa união de esforços é uma ação de vanguarda, um compromisso mútuo em favor da nossa cultura e do exercício da cidadania e exemplo de que responsabilidades compartilhadas colaboraram para a construção de um mundo melhor”.
Sobre o Cinema Sem Fronteiras
O Cinema sem Fronteiras é um programa audiovisual internacional que nasceu em Belo Horizonte. Um programa inovador que conecta o cinema com as outras artes, multiplica ações e possibilidades de difusão da nossa cultura, discute temas universais, apresenta a diversidade cultural e a pluralidade de conteúdos audiovisuais, através da realização de quatro importantes empreendimentos audiovisuais anuais, diferenciados e complementares: Mostra de Cinema de Tiradentes (desde 1998) – foco no cinema brasileiro contemporâneo; CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (desde 2006) – foco no cinema patrimônio; CINEBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (desde 2007) – foco no mercado audiovisual e Brasil Cinemundi – Encontro Internacional de Coprodução (desde 2012).
A realização das edições anuais do Cinema sem Fronteiras tem características diversas, inclusivas e complementares. Oferece, a cada edição, uma programação cultural abrangente, de forma democrática e participativa, que beneficia milhares de pessoas e utiliza o cinema como instrumento de transformação social, contribuindo para o desenvolvimento, atraindo investimentos, gerando negócios, empregos, renda e intercâmbio.
Programa BH nas Telas
Lançado em 2018 pela Secretaria Municipal de Cultura, tem como meta estruturar e fortalecer o setor audiovisual na cidade. Em maio de 2024 o prefeito Fuad Noman assinou o decreto que oficializa essa política e cria o Comitê Gestor do Programa. De composição paritária - sociedade civil e poder público - o comitê tem o objetivo de apoiar o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento do Programa.
FUNEMP / MPMG
A parceria entre a Secretaria e Fundação Municipal de Cultura com o FUNEMP acontece desde 2023, com inúmeras iniciativas na área cultural, como o “Projeto Cultura na Cidade”. O FUNEMP tem por finalidade assegurar recursos, visando ao aperfeiçoamento das atividades institucionais do Ministério Público, especialmente o reaparelhamento e a modernização da Instituição para o combate ao crime organizado e para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
Em 2024 o FUNEMP e a Prefeitura anunciaram duas novas parcerias estratégicas para a cidade de Belo Horizonte. A primeira parceria é com A PUC Minas, intitulada O Fenômeno Humano – O Caminhar da Humanidade, contempla a realização de um documentário sobre vida e obra do paleontólogo Cástor Cartelle Guerra, idealizador e fundador do Museu de Ciências Naturais PUC Minas e de uma exposição permanente. A segunda parceria vai viabilizar o projeto “Repertório Bibliográfico de Belo Horizonte – 125 anos e Minas Gerais 300 anos de história”, com o Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM) e parceria com o Arquivo Público de BH, tendo como foco o desenvolvimento e difusão de pesquisa histórica e cultural em Belo Horizonte e no Estado, com produção de publicações e conteúdos digitais.