7 July 2025 -
Oficinas, apresentações de teatro, exibição de filmes, contação de histórias, brincadeiras e muito mais. A Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação especial e totalmente gratuita nos seus espaços culturais, convidando crianças, jovens e famílias a aproveitarem as férias com arte, brincadeiras e experiências criativas. As ações acontecem nos teatros, museus, bibliotecas, centros culturais e cinema da Fundação Municipal de Cultura e combinam diversão e aprendizado com ações que estimulam o contato com a literatura, o cinema, a música, o patrimônio cultural e as artes visuais. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
Nos centros culturais descentralizados, a programação reúne oficinas criativas, contação de histórias, brincadeiras, sessões de cinema e apresentações teatrais. O Centro Cultural Pampulha realiza, de 22 a 31 de julho, o “CCP em Férias”, com atividades que vão desde sessões de cinema e oficinas de desenho até espetáculos como “Histórias Que Me Contaram”, uma fábula infantil sobre o valor da verdade. No Centro Cultural São Bernardo, o “Férias no CCSB” inclui brincadeiras, contação de histórias e exibição de programação do Festival de Cinema Infantil às terças, quartas e quintas-feiras. Outra atração é o Micro Festival de Inverno nos dias 20 e 27, com música, feira de arte e gastronomia.
A agenda contempla ainda ações literárias e de incentivo à leitura. No Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, o público pode visitar durante todo o mês a mostra “Literatura de Inverno”, que convida os visitantes a explorarem obras clássicas da literatura brasileira. Já o Centro Cultural Bairro das Indústrias promove nos dias 23, 25 e 30 a oficina “Férias na Biblioteca”, com contação de histórias, bingo literário, oficina de teatro, dança e muito mais. Outras ações culturais estão programadas para os centros culturais Jardim Guanabara, Lindeia Regina, Salgado Filho, Vila Fátima e Venda Nova.
O Cine Santa Tereza, por sua vez, recebe entre os dias 22 e 31 de julho a Mostra “Especial de Férias: Conexões”. A programação conta com 15 longas-metragens, entre animações e ficções, que vão de clássicos como “E.T. O Extraterrestre” e a produção brasileira “Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme” até obras mais recentes e premiadas, como “Flow”, que recebeu o Oscar de Melhor Animação em 2025, e a aclamada animação brasileira “Arca de Noé”. Os pequenos também poderão conferir célebres continuações como o sucesso “Divertidamente 2”, “Os Fantasmas Ainda se Divertem” e “Planeta dos Macacos: O Reinado”. A mostra integra a programação do Circuito Municipal de Cultura realizada em parceria com o Instituto Odeon.
Outras atrações do Cine Santa Tereza são as mostras parceiras. Entre os dias 16 e 20 de julho, o espaço recebe o 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte com curtas e longas-metragens que abordam temas como meio ambiente, amizade, relações parentais e culturas regionais. Já no dia 26, o cinema recebe a Mostra Infâncias no Plural, com exibição de curtas-metragens, intervenções lúdicas e roda de conversa a fim de exercitar a escuta ativa das pluralidades das infâncias. A iniciativa é do grupo de trabalho da oficina de curadoria da área Bastidores das Artes, da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Os ingressos para as sessões do Cine Santa Tereza podem ser retirados na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema com 30 minutos de antecedência.
- Espetáculos infantis gratuitos
Entre os dias 19 e 27 de julho, os teatros públicos municipais — Francisco Nunes, Marília e Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Raul Belém Machado — recebem programação especial voltada ao público infantil com entrada gratuita, como parte do programa Férias nos Teatros, realizado pelo Circuito Municipal de Cultura. Serão apresentados dez espetáculos teatrais e musicais que valorizam a ludicidade, o universo das infâncias e a diversidade de linguagens.
No Teatro Francisco Nunes, a programação começa no dia 19 (sexta), às 11h, com o espetáculo “Chuá”. Em cena, quatro lavadeiras conduzem o público por um rio de memórias em uma atmosfera poética e sensorial inspirada na obra “Os rios morrem de sede”, de Wander Piroli. No domingo, dia 20, às 11h, é a vez de “Aquarela – Um Show Cênico”, no qual o cenário e os figurinos são pintados ao vivo, convidando o público a mergulhar nas cores da imaginação e das histórias contadas com música e performance.
O Teatro Marília recebe também no dia 19, às 16h, o espetáculo “Afrozinha e o Baobá”, que apresenta, por meio de música e poesia, os valores civilizatórios afro-brasileiros como oralidade, corporeidade e ancestralidade. No dia 20 (domingo), às 16h, o show cênico-musical “Avoar” une palhaçaria, improvisação e músicas autorais em uma experiência interativa e poética. No sábado (26), às 16h, o público poderá assistir “As Aventuras de Matias”, espetáculo musical e divertido inspirado nas vivências da dramaturga Conceição Rosière com seu neto. Encerrando a programação, no domingo, dia 27, às 16h, será apresentado “Cantigas para acordar o rio”, musical inspirado na obra de Manoel de Barros que mistura poesia, brincadeira e canto em defesa da biodiversidade.
Já o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado promove atividades nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho. A programação começa na quarta-feira (24), às 14h, com “Manga Mangueira, meu pé de brincadeira”, espetáculo que celebra a infância e o fazer artístico com a participação de artistas do projeto Conexão Galpão. Na sexta (25), às 14h, o palco recebe “Brincadeira Sonora”, com canções autorais em ritmo de rock, inspiradas em brincadeiras populares. No sábado (26), às 16h, o “Show Infantil Interativo” do Professor Davi Henrique transforma o público em protagonista, com uma grande vivência musical coletiva. Encerrando, no domingo (27), às 16h, o espetáculo “Tem Saci no Meu Quintal” convida o público a revisitar o universo do Saci com música, contação de histórias e muita imaginação.
Todas as apresentações são gratuitas, com retirada de ingressos antecipada na plataforma Sympla ou presencialmente nos teatros, conforme a disponibilidade. O Férias nos Teatros é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.- Atividades educativas e artísticas nos museus
A programação de férias nos museus públicos municipais também oferece uma rica variedade de experiências para crianças, jovens e adultos. No Museu da Imagem e do Som (MIS BH), um dos destaques é a ação educativa “Caça ao Tesouro”, nos dias 18 e 19, que levará os pequenos a desvendar figuras icônicas da cultura pop, curiosidades sobre o cinema e mistérios escondidos no próprio museu. Já o Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo) promove no dia 18 a oficina “Brincar-Parangolé”, com o Grupo Fios, que propõe uma brincadeira com as cores por meio do movimento do corpo no espaço, tendo como inspiração a obra “Parangolé”, do artista brasileiro Hélio Oiticica. As inscrições para essa atividade podem ser feitas aqui.
No dia 19, o Mumo promove uma oficina de criação de bonecos, uma iniciativa multidisciplinar que vai além da simples confecção de brinquedos, abordando questões culturais, simbólicas e afetivas. O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) realiza no dia 20 a oficina “Binóculo Divertido”, com criação de binóculos de brinquedo para uma expedição divertida. A ação é voltada para crianças de 3 a 6 anos. No dia 26, acontece a oficina de cerâmica ribeirinha “Nossa Terra”, que propõe o contato com a argila, um material maleável, com textura e ótimo para estimular a criatividade. A inscrição para esta ação deve ser feita neste link. As atividades nestes três museus integram o Projeto “Museus Centro”, desenvolvido em parceria com o Viaduto das Artes.- Na Pampulha
Na Região da Pampulha, o público também poderá curtir uma série de atividades especiais. Na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, a atração é “Casa em 360°”, uma ação educativa na qual o público é convidado a contemplar o pôr do sol a partir da varanda com vista para a lagoa, acompanhados por um mediador, contemplando marcos do Conjunto Moderno da Pampulha e apreciando elementos da arquitetura e da paisagem tombada como patrimônio mundial. A ação acontece às quartas, quintas e sextas-feiras, sem necessidade de inscrição.
Já o Museu Casa Kubitschek realiza duas oficinas gratuitas e abertas ao público que dialogam com a memória e a arte modernista. No dia 19, a atividade “Remendando Lembranças” propõe restaurações afetivas em tecidos e objetos em homenagem à antiga moradora Juracy Guerra. Já no dia 30, a oficina “Do Caco a Algo, como Fazia Paulo” convida os participantes a criarem mosaicos inspirados na obra de Paulo Werneck e na arquitetura da Casa. Ambas as ações incluem mediação educativa e são sujeitas à lotação.
O Museu de Arte da Pampulha, por sua vez, convida o público para a contação de história “A Lenda da Carnaubeira” e uma oficina de desenho botânico com ilustrações de Paulo Werneck, no dia 25. A atividade propõe uma introdução lúdica ao desenho botânico estimulando as crianças a observar atentamente as formas das folhas e transformá-las em padrões gráficos e ilustrações coloridas, assim como fazia Paulo Werneck em seus famosos painéis. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.
Outra atração é uma oficina de bolhas de sabão gigantes, no dia 26, voltada para crianças de todas as idades. As atividades dos museus da região da Pampulha integram o projeto “Museus Pampulha”, desenvolvido em parceria com o Instituto Lumiar.
- Serviço
Férias de Julho | Programação Especial nos Espaços Culturais da FMC
Preparada pela PBH para o período de férias de julho nos espaços culturais municipais.
Data: até 31 de julho de 2025
Programação gratuita
Locais: cinema, teatros, museus, bibliotecas e centros culturais vinculados à Fundação Municipal de Cultura
Programação completa: Portal Belo Horizonte