Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH aplicou 50 mil doses da vacina contra a gripe em uma semana
Foto: Divulgação

Prefeitura de BH aplicou 50 mil doses da vacina contra a gripe em uma semana

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte aplicou quase 50 mil doses de vacinas contra a Gripe na primeira semana da Campanha de Vacinação, iniciada no último dia 31 de março. Considerando os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal – crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes – já foram cerca de 47mil vacinados, o que representa 8,5% de cobertura.  

Além desses grupos, atualmente podem receber a dose os trabalhadores da saúde e as puérperas, que são mulheres com até 45 dias após o parto. Os demais grupos incluídos na campanha como público-alvo serão convocados gradativamente e o chamamento será realizado de acordo com o quantitativo de doses que forem repassadas ao município.  

“O resultado foi muito positivo para apenas uma semana. Belo Horizonte antecipou a campanha e a população ouviu o nosso chamado, comparecendo aos locais para receber a dose da vacina. Esperamos que o número de vacinados seja cada vez maior e que possamos alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura”, ressaltou a subsecretária de Promoção Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond. 

A vacina está disponível em todas as regionais da cidade, sendo nos 153 centros de saúde da cidade, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em alguns pontos extras. Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser verificados no portal da Prefeitura.  

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, antes de se deslocar a uma unidade, as pessoas que fazem parte do público prioritário devem conferir os locais que estão disponibilizando as doses naquele momento. 

Documentos necessários 

No momento da aplicação da dose é necessário que os grupos convocados apresentem um documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. As puérperas devem estar com a certidão de nascimento do bebê ou registro do hospital onde ocorreu o parto.