Pular para o conteúdo principal

Vista aérea do Parque Municipal de Belo Horizonte
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura de BH abre inscrições para curso de educação ambiental

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente abriu nesta sexta-feira, dia 4, as inscrições para a 3ª edição do BH Itinerante Virtual, curso de extensão em educação ambiental, realizado semestralmente, no formato on-line, com o objetivo de formar agentes ambientais para a promoção de ações sustentáveis. Nesta edição serão ofertadas, sem custo adicional, 50 vagas para pessoas com idade acima de 16 anos. Outras quatro vagas serão destinadas à monitoria voluntária. O curso começa no próximo dia 24 e será realizado às quintas-feiras.

 

O conteúdo programático aborda ecologia integral, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 21, aspectos físicos e biológicos, ambiente urbano, redes socioambientais e políticas urbanas. A metodologia utilizada é apresentada por meio de relatos de experiência, palestras, atividades interativas e lúdicas. Serão certificados somente os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% da carga horária total do curso, que é de 92 horas.

 

Criado há 22 anos, por meio de uma demanda do público para que fossem aprofundadas as discussões de temas da realidade socioambiental de Belo Horizonte, o BH Itinerante já realizou 39 edições no formato presencial e duas edições no modo virtual.  A adaptação foi provocada pela pandemia da Covid-19. A previsão é que uma nova turma na modalidade presencial seja aberta no segundo semestre deste ano, conforme as deliberações sanitárias.

 

“Esse novo formato de execução das agendas educativas da nossa secretaria favorece a adesão daqueles que não podem estar de corpo presente, participando de todas as atividades. Migrar para o espaço virtual é também expandir e flexibilizar esse trabalho tão sério e edificador, que há décadas ajuda a formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a multiplicação de boas práticas na nossa sociedade”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

 

Programação do BH Itinerante Virtual para o 1º semestre de 2022:
Período: de 24/03 a 30/06, às quintas-feiras 
Horário: das 8h às 11h30
Carga Horária: 92 horas
Vagas para cursistas: 50 a serem preenchidas conforme critério de seleção. Vagas para monitores voluntários: 4 
Público: maiores de 16 anos
Consulte aqui o informativo geral do curso

Inscrições
Para candidatos ao curso: https://forms.gle/YPQzpCJBPY1nVPrt7
Para candidatos à monitoria voluntária: https://forms.gle/3ewYUmnJbegXDTkf6

 

Plantões para esclarecimentos
Os interessados em orientações sobre o curso poderão contactar a coordenação do curso por meio de plantões para esclarecimentos nos dias 4, 7, 9 e 11 de março, de 10h às 12h ou de 14h às 16h, por meio da plataforma Google Meet no endereço https://meet.google.com/edj-vweo-ykq

 

Informações sobre os requisitos para o processo seletivo pelo site https://prefeitura.pbh.gov.br/meio-ambiente/educacao-ambiental ou email geeda@pbh.gov.br

 

Realização
Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde - SMMA/PBH