Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte se mobiliza para abertura de leitos na capital
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura de Belo Horizonte se mobiliza para abertura de leitos na capital

criado em - atualizado em

O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, explicou em entrevista coletiva nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, quais têm sido as dificuldades no processo de ampliação de leitos específicos para a Covid-19. Há dois dias o município não realiza incrementos na Rede SUS-BH. A mobilização para as aberturas está sendo feita considerando o atual cenário epidemiológico da capital. Mas, atualmente, as taxas de ocupação de leitos têm apresentando aumento, mesmo com todos os esforços do município para garantir assistência à população.

 

Para que um leito esteja em pleno funcionamento para receber o paciente é necessário que se tenha recursos humanos. “Hoje de manhã nós fizemos uma reunião com os hospitais e eles argumentaram que não estão conseguindo abrir mais leitos por falta, não só de profissionais médicos da área da saúde, mas de pessoal que vai contratar aqueles que vão trabalhar. Então, as equipes que fazem as contratações também estão desfalcadas”, esclareceu o secretário.

 

No mês de janeiro foram abertos pela Prefeitura de Belo Horizonte 318 leitos de Enfermaria Covid e 27 leitos de UTI Covid. Além de pessoas com a Covid-19 pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a doença, também podem estar internados nos leitos de UTI e Enfermaria dedicados à doença, já que os sintomas são parecidos.

 

Para que os índices de monitoramento estejam em níveis estáveis, é necessária a colaboração de toda a população. “Nós precisamos que a população volte a usar máscaras de forma correta, além de higienizar as mãos com a lavagem ou álcool em gel e adotar a etiqueta da tosse”, reforçou.

 

De acordo com o secretário, é necessário que todas as pessoas sigam, de forma rigorosa, as medidas de prevenção, já que quanto mais pessoas ficarem doentes ao mesmo tempo, maior será o número de internação em leitos da capital. “Neste momento em que não conseguimos contratar profissionais, nós precisamos muito que a população nos ouça e pare para pensar nas medidas não medicamentosas como distanciamento, usar máscaras e não aglomerar”, concluiu.

 

Contratações

 

Para recompor as equipes, do dia 24 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022, o município contratou 1.301 profissionais de saúde, sendo 285 médicos em diversas especialidades. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha ininterruptamente para manter plenas condições de assistência a toda a população.

 

Há ainda um banco de currículos para contratação imediata de médicos. Os interessados devem acessar o Portal da Prefeitura para realização do cadastro.