Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte reduz custos com emissão de guias de IPTU
Foto: Amira Hissa/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte reduz custos com emissão de guias de IPTU

28/08/2019 | 19:48 | atualizado em 29/08/2019 | 15:24
Os contribuintes do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2019 que efetuam o pagamento parcelado do imposto por meio da guia enviada pelos Correios devem ficar atentos. A partir do próximo dia 2 de setembro, a guia começará a ser expedida pela Prefeitura de Belo Horizonte com os códigos de barras para pagamento das quatro últimas parcelas do ano, com vencimento em setembro, outubro, novembro e dezembro.

 

“Com isso, esses contribuintes deverão utilizar os códigos de barras constantes no documento único para efetuarem os pagamentos das parcelas do IPTU/2019 devidas de setembro a dezembro, pois a Prefeitura não fará um novo envio postal dessas mensalidades”, explica o diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, Ervio de Almeida.

 

O diretor também destaca que a medida significará economia para o contribuinte. “É importante ressaltar que, além de ser ecologicamente correto por gerar redução no consumo de papel, o envio de um documento único traz economia para o contribuinte, uma vez que a cobrança da Taxa de Expediente no valor de R$ 4,60, só incidirá sobre um dos pagamentos efetuados e não sobre os quatro, como ocorreria caso as guias fossem enviadas separadamente pelos Correios”, afirma.

 

De acordo com Ervio de Almeida, nos códigos enviados no documento constam os valores a serem pagos em cada mês, de forma a garantir que o contribuinte fique em dia com o imposto e o quite até o fim do ano. “No documento segue, ainda, um código de barras para a quitação integral do imposto, válido até o dia 15 de setembro. O contribuinte que efetuar esse pagamento deverá desconsiderar as demais mensalidades, uma vez que já terá quitado eventual saldo devedor e todas as parcelas devidas do IPTU/2019”, salienta o diretor.

 

Para pagar um valor diferente daqueles dos códigos de barras, para consultar as atualizações do demonstrativo de pagamento de parcelas ou em caso de perda de prazo para pagamento, assinala o diretor de Lançamentos, o contribuinte deverá emitir as novas guias em um dos meios disponibilizados pela Prefeitura: o PBH APP, o Portal da Prefeitura ou no atendimento presencial do BH Resolve (rua dos Caetés, 342, Centro) ou das regionais.


Últimas Notícias

Duas crianças estão de pé, segurando suas bicicletas, acompanhadas por adulto, também de pé. Ao fundo, pessoas passeiam, durante o dia. Bossa nova, blues, jazz e carnaval no BH é da Gente do dia 17/11

Apresentações musicais, oficina de circo, circuito de bike e brincadeiras tradicionais são as atrações do BH é da Gente do dia 17/11.

14/11/2019 | 19:03
Mapa da operação de trânsito Operação especial na Rodoviária em função do feriado de 15/11

A BHTrans realiza, de 13 a 18/11, intervenções operacionais no trânsito na região da Rodoviária organizar e garantir a fluidez de veículos.

12/11/2019 | 16:06