26 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu mais 2.248 doses de vacinas contra a varicela para repor os estoques das unidades que estavam desabastecidas. Com isso, os imunizantes estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (27), em 18 centros de saúde da capital, sendo duas unidades por regional. Os endereços poderão ser verificados a partir desta quinta-feira (27) neste link.
Essa estratégia foi definida pela Secretaria Municipal de Saúde considerando o quantitativo de doses enviado ao município e tem como objetivo otimizar a utilização das vacinas e facilitar o acesso da população aos locais. Para garantir proteção contra a varicela são necessárias duas doses, com uma aplicação aos 15 meses de idade e um reforço aos quatro anos.
Para que esse público possa receber as doses é fundamental que os pais ou responsáveis legais estejam presentes e levem a caderneta de vacinação. Outra orientação indispensável é apresentar o documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial de Belo Horizonte para o devido registro.
Cabe destacar que todas as vacinas ofertadas na rede SUS-BH são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e repassadas a Belo Horizonte pelo governo estadual.
O que é a varicela?
A varicela (catapora) é uma infecção viral febril aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo aparecimento de pústulas (bolhas) e pequenas crostas secas não infecciosas na pele, acompanhadas de coceira.