Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte realiza palestra sobre ansiedade e alimentação

criado em - atualizado em

A ansiedade e a alimentação foram temas de um encontro virtual entre servidores realizado pela Prefeitura, por meio do programa Movimenta PBH. Realizado no último dia 18, foi o quarto bate-papo com especialista para tratar sobre estilo de vida saudável. 

 

A nutricionista Cleunice Castro conversou com os servidores sobre as fomes emocional e física, como a ansiedade pode influenciar negativamente os hábitos alimentares e quais são as estratégias nutricionais. 

 

“Primeiramente, temos que diferenciar a ansiedade da impulsividade. Ansiosos comem para se sentir melhor, enquanto os impulsivos comem sem pensar. A ansiedade é o excesso de futuro, a preocupação exagerada. A pessoa ansiosa procura curar o vazio com prazeres momentâneos, como o consumo de comida. É um problema do século”. 

 

Nesses casos de ansiedade, a profissional aconselhou a prática do Mindful Eating, que consiste em respirar, acalmar-se, dividir o alimento e mastigar corretamente. 

 

“Temos de encontrar o que nos acalma além da comida. Devemos identificar os gatilhos que fazem com que nos sintamos pior e nos fazem comer mais, como o cansaço, a desorganização com a rotina ou as redes sociais. Para isso, planejamento e organização são fundamentais”, disse Cleunice. 

 

Ela argumentou ainda que é importante evitar a cafeína, os carboidratos refinados, produtos industrializados e bebidas alcoólicas. Não existe alimento que trate a ansiedade, no entanto, devem ser consumidos carboidratos integrais, banana e aveia, chocolate amargo e espinafre. 

 

“Para melhorar o seu autocontrole, procure saber os riscos e consequências negativas de longo prazo do comportamento indesejável, como fumar, manter-se sedentário, comer alimentos gordurosos. Aumente seu comprometimento, falando sobre suas metas aos seus amigos, transforme seus objetivos abstratos abrangentes em passos intermediários. Por exemplo, se quer perder 5 kg, proponha-se a eliminar 1 kg nos próximos 15 dias. Mude seus impulsos, aprendendo a associar a mera visão de tentações a estímulos negativos”, afirmou.  

 

“Gostei muito da questão da consciência no momento da alimentação e da prática da mastigação. Considero que estou na categoria ansiosa. Acho minha alimentação ‘quase’ saudável, pois peco nas frituras e também nos doces. Como estou grande parte do tempo em teletrabalho, tenho acesso à geladeira a qualquer momento”, concluiu Adriana Cantarino, servidora da Gerência de Gestão do Desempenho da SUGESP/SMPOG.  

 

Joice Cristina é nutricionista da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e também participou do encontro. “Achei interessantes os tópicos sobre controle e dicas para amenizar a ansiedade. Sou ansiosa e, durante esta pandemia, estou tentando ter uma alimentação saudável, pois amo me alimentar bem. Achei sensacional esta ação do Movimenta PBH em promover palestras aos servidores e colaboradores. Foi minha primeira vez e gostei bastante.”, apontou. 

 

“O tema é bem propício para o momento que estamos vivendo”, disse Ana Paula Pinheiro, servidora Secretaria Municipal de Saúde. “A palestrante foi muito simpática, conhecedora do tema, com uma abordagem bem elucidativa e clara. Desenvolvi crises de ansiedade durante a pandemia, mas em relação à alimentação, acho que me alimento melhor, pois estou ficando mais em casa. Antes, eu só comia em restaurantes a quilo e acabava exagerando”, disse a servidora.