14 Maio 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte e o Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais de Belo Horizonte (SINFISCO) realizam, no dia 28 de maio, o 1º Encontro Mineiro de Administrações Tributárias Municipais. O evento tem a intenção de preparar os agentes das Administrações Tributárias para as mudanças que a Reforma Tributária sobre o Consumo traz e as transformações no cenário fiscal brasileiro.
O Encontro Mineiro acontecerá no Auditório da Secretaria Municipal de Fazenda (Rua Espírito Santo, 605, Centro), das 8h às 18h. A programação completa pode ser conferida no Portal da PBH.
Durante o evento serão abordados os principais aspectos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) - os novos pilares do sistema tributário - e como essas mudanças irão impactar as administrações municipais.
O encontro inclui, ainda, importantes informações sobre o funcionamento do Comitê Gestor do IBS, as alterações no procedimento de fiscalização, os desafios do contencioso administrativo, e as novidades que o Split Payment e outras ferramentas trazem para a modernização da gestão tributária.
Como forma de fortalecer a categoria dos agentes, o Encontro Mineiro também vai abordar a Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT) e a valorização das carreiras fiscais.