Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte mantém cuidados com a saúde da gestante e do bebê
Divulgação/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte mantém cuidados com a saúde da gestante e do bebê

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte mantém assistência específica e integral voltada às gestantes e recém-nascidos em equipamento de saúde da rede SUS-BH. Os atendimentos são feitos em todos os níveis de atenção e baseados em protocolos da Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo todo cuidado necessário no período pré-gestacional, de gravidez e pós-parto.

Considerando as ações do último ano, foram realizadas mais de 93 mil consultas de pré-natal e cerca de 11 mil atendimentos de puerpério. Em 2024, nos dois primeiros meses do ano, foram realizadas cerca de 10,7 mil consultas de pré-natal e 1,2 mil consultas de puerpério. Durante o acompanhamento é garantida a realização de exames físicos, ginecológicos e laboratoriais, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de ultrassonografias e aplicação de vacinas de acordo com a necessidade.

Ao iniciar o pré-natal, as mulheres são acompanhadas, ainda, por uma equipe multidisciplinar nos centros de saúde, com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Também são repassadas orientações às mulheres desde a primeira consulta de pré-natal, assim como a identificação de sinais de alerta para que elas procurem uma unidade de saúde. Essas estratégias têm impactado na redução da mortalidade materna por complicações específicas da gestação, além de doenças descompensadas ou relacionadas ao parto.

Já em relação aos bebês, na primeira semana de vida, mãe e filho devem comparecer ao centro de saúde de referência para dar seguimento aos cuidados. São realizadas ações de promoção da saúde, como a avaliação da caderneta de vacinação e apoio para o aleitamento materno.

A SMSA realiza ainda, periodicamente, capacitações para aprimorar a abordagem dos profissionais. Além disso, o município atua em parceria com outros órgãos e entidades para reforçar o compromisso com a saúde da mulher, garantindo direitos fundamentais ao exercício da maternidade e convivência familiar.

Para garantir o acompanhamento, basta que a mulher procure o centro de saúde de referência. O endereço e horário de funcionamento de todas as 152 unidades podem ser verificados no portal da Prefeitura.