Pular para o conteúdo principal

Morador de Belo Horizonte é vacinado contra a Covid-19
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte convoca públicos para dose de reforço contra Covid

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação contra a Covid-19 e a partir da próxima semana serão convocadas as pessoas de 48 a 45 anos para a dose de reforço.

 

A aplicação das vacinas também segue em andamento para as crianças de 11 a 5 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas e crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação.

 

A imunização de crianças acamadas ou com mobilidade reduzida também continuará sendo feita pelas equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Confira o cronograma atualizado:

 

Dia 24/01, segunda-feira: - repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas;

 

Dia 25/01, terça-feira: dose de reforço para pessoas de 48 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;

 

Dia 26/01, quarta-feira: dose de reforço para pessoas de 47 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;

 

Dia 27/01, quinta-feira: dose de reforço para pessoas de 46 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;

 

Dia 28/01, sexta-feira: dose de reforço para pessoas de 45 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

 

Crianças

 

Para se vacinar, as crianças com ou sem comorbidades devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

 

Caso o acompanhamento seja por terceiros, haverá a necessidade de apresentar o termo de autorização de para vacinação, disponibilizado no portal da Prefeitura, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.

 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para se vacinar as crianças com as comorbidades disponibilizadas neste link. Para a aplicação, a orientação é que apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro), assinado e carimbado, em versão original.

 

Dose de reforço

 

Para que as pessoas possam receber a dose de reforço é necessário apresentar o documento de identidade, cartão de vacinação e ter recebido a segunda dose no prazo de pelo menos 4 meses.

 

Os chamamentos continuarão a ser feitos, mas a partir desta quarta-feira, dia 19 de janeiro, se uma pessoa, independentemente da idade, já completou esse prazo, pode procurar um dos pontos de vacinação para tomar o reforço.

 

Horário de funcionamento

 

O horário de funcionamento dos Centros de Saúde e postos extras é das 8h às 17h. Já dos pontos de drive-thru é das 8h às 16h30. Os shoppings funcionam das 13h às 19h30. A partir da próxima semana a vacinação nas escolas será das 9h às 16h.

 

A Prefeitura reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal  da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.