Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte amplia grupo que pode receber a vacina mpox
Divulgação/ Internet

Prefeitura de Belo Horizonte amplia grupo que pode receber a vacina mpox

criado em - atualizado em

Pessoas que vivem com o HIV/aids, com 18 anos ou mais e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses, já podem receber a vacina contra a mpox, doença antes conhecida como varíola dos macacos. Anteriormente, a imunização ocorria em quem a contagem de linfócitos T CD4 estava inferior a 100 células nos últimos seis meses, conforme orientação do Ministério da Saúde. Também podem se vacinar as pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para a mpox, após avaliação da Vigilância Epidemiológica.

 

A vacinação é feita no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Belo Horizonte, na rua Domingos Vieira, 488, bairro Santa Efigênia. As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

O objetivo principal da vacinação é a proteção dos indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença, dentro do atual contexto de transmissão observada no país, e secundariamente, a interrupção da cadeia de transmissão através da vacinação de contatos com casos suspeitos e/ou confirmados para mpox.

 

O esquema de imunização contra a mpox é de duas doses (0,5 ml cada) da vacina MVA-BN Jynneos, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre as doses.

 

QUERO SABER MAIS