Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte amplia atendimento oncológico na capital
Divulgação/Feluma

Prefeitura de Belo Horizonte amplia atendimento oncológico na capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai ampliar a assistência oncológica na cidade com mais uma unidade 100% SUS para garantir, em curto prazo, o diagnóstico e tratamento dos pacientes com câncer. Com o início dos atendimentos em 5 de novembro, o Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG), estruturado em parceria com Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), funcionará na Rua Bernardo Guimarães, 2.640 - Santo Agostinho. Os pacientes a serem atendidos no local serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O prédio contará com 11 andares e, inicialmente, atuará com 50% da capacidade de funcionamento. A estrutura terá espaço suficiente para disponibilizar até 35 boxes de quimioterapia individuais e assistência multidisciplinar. Com isso, haverá salas para atendimento de fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia, cuidados paliativos, serviço social, farmácia clínica e enfermagem. Também será ofertado ultrassom, ressonância magnética, colonoscopia, biópsia guiada e anatomopatológico, dentre outros exames de alta complexidade. Já em relação aos tratamentos, a unidade irá realizar quimioterapia e cirurgias.

Para o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias, a instituição atuará como mais um importante parceiro da rede SUS-BH, ampliando o cuidado integral. “O tempo de espera é crucial para pacientes com suspeitas de doenças oncológicas e o instituto terá esse diferencial, que é garantir que a pessoa passe por consultas, exames para diagnóstico e tratamento no menor tempo possível. Isso é um ganho imensurável para a nossa rede SUS-BH e seguiremos aperfeiçoando nossos serviços para garantir um cuidado cada vez mais oportuno para os usuários”, ressaltou.

O IONCM-MG também vai ampliar o número de leitos no Hospital Universitário Ciências Médicas, que serão destinados ao tratamento de pacientes oncológicos.

Hematologia

Mesmo com o instituto ainda em estruturação, de fevereiro até a primeira quinzena de agosto, foram realizadas 407 consultas e 169 exames de medula no Ambulatório Ciências Médicas. Esses atendimentos foram priorizados considerando que doenças hematológicas como leucemias e linfomas, por exemplo, precisam de diagnóstico e atendimento rápidos.

A partir da inauguração do IONCM-MG, os atendimentos dessa área serão ampliados, garantindo uma assistência ainda mais ágil aos pacientes.