1 July 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte alcançou um importante reconhecimento internacional, passando a integrar a World Association of PPP Units & Professionals, a Associação Mundial de Unidades e Profissionais de Parcerias Público-Privadas (PPP). A adesão foi concedida em razão do modelo bem-sucedido adotado na rede SUS-BH, que tem promovido melhorias na assistência prestada aos usuários e proporcionado ambientes mais amplos e modernos aos trabalhadores.
A modalidade implementada em Belo Horizonte prevê que as obras, a manutenção e os serviços não assistenciais das unidades de saúde sejam executados por parceiros privados. Já o atendimento à população continua sob responsabilidade exclusiva da Secretaria Municipal de Saúde, com 100% da assistência garantida pelo SUS.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela gestão, fiscalização e acompanhamento de dois contratos de PPP. Um deles é o do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), no Barreiro. O outro é o de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS), que prevê a construção e a reconstrução de 69 centros de saúde, além da implementação da Central de Material Esterilizado e Laboratório (CME/ Laboratório). Até o momento, 54 Unidades Básicas de Saúde foram entregues à população, sendo a mais recente em maio de 2025.
Para o subsecretário de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde, Marcelo Mourão, o anúncio reforça o comprometimento da gestão na busca pela assistência de qualidade à população. “Tornar-se um membro reconhecido da WAPPP representa um forte testemunho do compromisso e da responsabilidade da Prefeitura na condução de um trabalho robusto e eficaz em suas parcerias público-privadas”, afirmou.
“Estamos orgulhosos de que a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte esteja se juntando à WAPPP para promover parcerias público-privadas mais sustentáveis e bem-sucedidas no setor de saúde”, ressaltou o presidente da Associação Internacional, Ziad-Alexandre Hayek.
A WAPPP é uma associação global sem fins lucrativos, com sede em Genebra, que reúne atores públicos e privados no campo das PPPs. Os membros podem ser institucionais ou individuais. Entre eles estão setores públicos que fazem gestão de contratos de PPP, investidores, atores privados e consultores de diversos setores.
Mais do que uma ferramenta de contratação, a WAPPP considera as PPPs como instrumentos para o desenvolvimento e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A organização promove as melhores práticas e o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os membros.