Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte alerta sobre baixa cobertura vacinal da covid-19
Foto:Rodrigo Clemente

Prefeitura de Belo Horizonte alerta sobre baixa cobertura vacinal da covid-19

criado em - atualizado em

A baixa cobertura da vacina contra a covid-19, principalmente para o público de crianças e adolescentes, ainda é uma preocupação da Prefeitura de Belo Horizonte. Entre as crianças de 6 meses a 2 anos, por exemplo, apenas 7,9% receberam a terceira dose. Já na faixa etária de 5 a 11 anos a porcentagem de vacinados com a dose de reforço é de 15,1%. O Ministério da Saúde preconiza que seja, pelo menos, 90% da população vacinada.

Para aumentar os percentuais de imunizados e garantir a proteção, a vacina contra a covid-19 está sendo disponibilizada durante a Campanha de Multivacinação. A dose monovalente da vacina é para o público de 6 meses a 14 anos completos. Já a dose bivalente é ofertada para os adolescentes entre 12 e 14 anos e que tenham alguma comorbidade.

“O vírus continua circulando e a vacina é a medida mais eficaz de prevenção às formas mais graves da doença e até mesmo o óbito. É fundamental que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes aos locais de vacinação para atualizar a situação vacinal”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

Em Belo Horizonte a campanha vai até o dia 4 de novembro, além das ações de conscientização e orientações repassadas pelas equipes das unidades de saúde. No portal da Prefeitura a população pode conferir os locais e horários de funcionamento.

Para colocar as doses pendentes em dia é necessário apresentar a caderneta de vacinação para avaliação. Assim, os profissionais verificam se há imunizantes faltando e quais precisam ser aplicados.