20 June 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte implementa, nesta terça-feira (21), a sexta Central de Testagem para diagnóstico de Covid-19. O novo local estará vinculado ao Laboratório Municipal de Referência, localizado na Rua Frederico Bracher Júnior, 103, bairro Carlos Prates.
A central terá a capacidade de realizar 300 exames por dia e funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30. Com a abertura desta nova unidade, as seis Centrais de Testagem realizarão, em média, 1,2 mil testes diários.
Os exames podem ser feitos por pessoas assintomáticas ou com sintomas respiratórios leves e devem ser agendados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte ou no aplicativo PBH APP. Após a marcação, o cidadão deve comparecer à unidade no horário agendado.
Para fazer o agendamento, é necessário realizar o cadastro no sistema com os dados, que possibilitará o acesso. Na sequência, basta digitar o CPF e data de nascimento e clicar em “entrar”.
Após esse processo será possível a marcação, além da escolha de uma data, horário e local para realização do exame. As opções serão de acordo com a disponibilidade. O sistema para agendamento é mais uma parceria com a Unimed-BH.
Após a realização da marcação, o usuário receberá a confirmação por e-mail com o nome da unidade escolhida para a realização do teste. É necessário ficar atento aos endereços de coleta, conforme abaixo:
• FAMINAS-BH: Avenida Cristiano Machado 12.001 - Vila Clóris (8h às 17h);
• Faculdade Pitágoras: Rua dos Aimorés, 1.300 - Funcionários (8h às 17h);
• Uni BH Buritis: Rua Líbero Leoni, 259, Portaria 2 - Buritis (8h às 16h30);
• Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais: Alameda Ezequiel Dias 275 - Centro (8h às 16h30);
• UNA Aimorés: Rua dos Aimorés, 1451 - Lourdes (8h às 16h30);
• Laboratório Municipal: R. Frederico Bracher Júnior, 103 - Carlos Prates (7h30 às 17h30).
O resultado é repassado ao usuário cerca de 20 minutos após a coleta, pessoalmente, com as devidas orientações.
Além das Centrais de Testagem, a Prefeitura também mantém a realização dos exames nos 152 Centros de Saúde e nas 9 UPAs, para as pessoas sintomáticas.