Pular para o conteúdo principal

Prefeitura convoca trabalhadores da Saúde para receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura convoca trabalhadores da Saúde para a 4ª dose da vacina contra Covid

criado em - atualizado em

 A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta semana a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em trabalhadores da Saúde, com idade a partir de 30 anos. Na sexta-feira (10), poderão se vacinar os trabalhadores da Saúde com 40 anos e mais. Já no sábado (11), poderão se vacinar, exclusivamente, os profissionais com 30 anos e mais. Podem receber a quarta dose os trabalhadores da Saúde cuja terceira dose tenha completado 4 meses.

Os demais grupos elegíveis para receber a quarta dose (trabalhadores de Saúde abaixo de 30 anos e as pessoas com idade entre 50 e 57 anos) serão convocados à medida que a Prefeitura receber novas doses da vacina.

Em relação à convocação dos adolescentes de 15 e 12 anos, considerando as orientações do Ministério da Saúde para que esse público receba CoronaVac ou Pfizer, ainda é necessário o recebimento de remessas dessas vacinas. A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a continuidade do processo, tão logo os imunizantes sejam entregues.

Confira as convocações dos próximos dias:

Dia 9, quinta-feira: quarta dose para pessoas de 58 anos, completos até esta data, e com pelo menos 4 meses desde o recebimento da terceira dose;

Dia 10, sexta-feira:  quarta dose para trabalhadores da saúde, com idade de 40 anos e mais, e com pelo menos 4 meses desde o recebimento da terceira dose;

Dia 11, sábado: quarta dose para trabalhadores da saúde, com idade de 30 anos e mais, e com pelo menos 4 meses desde o recebimento da terceira dose.  No sábado a vacinação será exclusiva para este público. 

Para receber a dose é necessário apresentar o cartão de vacinação.

Além disso, a Prefeitura mantém as ações de repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose.

Trabalhadores da saúde

No momento da aplicação da quarta dose em trabalhadores da saúde é necessário ter recebido a terceira dose no prazo de 4 meses.

Além disso, é preciso apresentar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte, como por exemplo, o registro no conselho profissional (para profissionais de saúde) ou documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado na capital por meio da apresentação de:

- Comprovante de pagamento (contracheque); ou

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou

- Contrato de trabalho; ou

- Relatório do CNES; ou

- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou

- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.

Os endereços dos locais de vacinação, além do horário de funcionamento e toda a documentação necessária para o recebimento de cada dose, podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços antes de se deslocar aos pontos de imunização.