Pular para o conteúdo principal

Prefeitura confirma febre amarela em paciente internado

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informa que na tarde dessa terça-feira (16/01/18) foi liberado resultado confirmando febre amarela em residente de Belo Horizonte, internado em hospital particular. A transmissão da doença não ocorreu em Belo Horizonte. A investigação epidemiológica apontou que a contaminação ocorreu em  região de sítio e matas, em outro município da região metropolitana de BH.


O paciente é do sexo masculino, 49 anos, sem registro da vacina, residente da região Centro-Sul. 


A SMSA recebeu a notificação de suspeita no dia 10/01/2018 e imediatamente executou ações de controle de zoonoses e intensificação vacinal:  
    1)  Vistorias detalhadas para retirada de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença em imóveis próximo a residência do morador
    2)  Informação a moradores da região sobre a necessidade de imunização e aplicação de inseticida contra o vetor. 


A SMSA alerta sobre a necessidade da vacinação, principalmente para aqueles que vão viajar para áreas de sítios, chácaras e região de matas silvestres. A imunização deve ser feita 10 dias antes  do deslocamento  para esses locais. Uma única dose é suficiente para garantir proteção para a toda a vida. 


Os 152 centros de saúde de Belo Horizonte estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela. Para facilitar o acesso da população, todos os centros de saúde vão abrir neste sábado (20/01/2018) das 8h às 17h.