Pular para o conteúdo principal

Vila Nova Cachoeirinha após as obras de contenção de encosta
Foto: Divulgação/Urbel

Prefeitura conclui obra de eliminação de risco na Vila Nova Cachoeirinha

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) finalizou neste mês a  obra de contenção de encosta na Vila Nova Cachoeirinha, na região Noroeste. A intervenção faz parte do contrato do PAC Encostas, financiado pela Caixa Econômica Federal, que tem como objetivo o tratamento de encostas em locais com alto risco geológico em vários pontos da cidade. 

 

Para realizar as obras, iniciadas em outubro de 2019, a Prefeitura contou com recursos de financiamento da Caixa, no valor de R$ 9,5 milhões, que será destinado também às vilas Cabana (região Oeste), Jardim Alvorada (região da Pampulha), Jardim Felicidade (região Norte), Nossa Senhora Aparecida (região de Venda Nova) e Conjunto Minas Caixa (região de Venda Nova), beneficiando aproximadamente 38 mil moradores que vivem nessas regiões. 

 

Segundo Nara Júlio Ribeiro, engenheira da Urbel responsável pelas obras, o escopo das intervenções envolve a remoção de famílias em situação de risco, limpeza e remoção de entulhos, contenção das encostas, implantação de drenagem, escadarias, pavimentação, e aproveitamento das áreas remanescentes mais planas para implantação de equipamentos de esporte e lazer, como pequenas quadras e áreas de convivência, o que traz mais um benefício para a comunidade. 

 

Na Vila Nova Cachoeirinha, onde a obra está concluída, a encosta, que possui cerca de 18 metros de altura e histórico de escorregamento de solo, recebeu tratamento de contenção em solo grampeado, canaleta de drenagem e descida d’água, além de muro de contenção em blocos. Já na Vila Aparecida, onde a obra está em fase adiantada, a Urbel já realizou a remoção de entulhos, terraplenagem e o muro de contenção da crista. Segundo a engenheira, agora estão sendo executados o muro de contenção da base da encosta, regularização, tratamento com grama, drenagem, implantação de escadaria e de uma quadra em área remanescente. 

 

Além das intervenções de tratamento de encostas, o contrato inclui a construção de dois conjuntos habitacionais para o reassentamento de parte das 68 famílias removidas das áreas de risco dos locais das intervenções. O primeiro, localizado no bairro Palmeiras, contará com oito unidades habitacionais e já se encontra em fase de execução. O segundo está em fase de elaboração de projetos e contará com 24 unidades habitacionais no bairro Engenho Nogueira. As intervenções das demais vilas que fazem parte do contrato do PAC Encostas: Cabana, Jardim Alvorada e Jardim Felicidade; também se encontram em fase de elaboração de projeto.