Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Saúde do bairro Boa Vista
Foto: Adão de Souza

Prefeitura começa construção de novas sedes para mais três Centros de Saúde

criado em - atualizado em

O ano de 2021 começa com mais três novas obras de reconstrução de Centros de Saúde da capital. Já neste mês os trabalhos começam nas unidades Ziláh Spósito, Etelvina Carneiro e MG-20, todas localizadas na regional Norte do município. A iniciativa proporcionará a ampliação do atendimento e da qualidade na oferta de saúde no município, atendendo a uma solicitação antiga da população; e entregará também uma melhor estrutura de trabalho para os colaboradores da Saúde.

As intervenções fazem parte do pacote de obras da Prefeitura, que além da reconstrução de 40 centros de saúde, prevê a construção de uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP).

Com as três obras que começam em janeiro, serão 23 em andamento, com previsão de conclusão entre 2021 e 2022. Duas unidades já foram entregues e estão em pleno funcionamento: o Centro de Saúde Cabana, na Região Oeste; e o Centro de Saúde Boa Vista, na Região Leste, inaugurado nesta semana.

Todas as novas unidades são padronizadas e contam com dois pavimentos com cerca de 1,1 mil m2 cada, divididos em 17 consultórios, farmácia, salas de odontologia, vacina, observação e para coleta de material, além de áreas administrativas e espaços reservados para reunião. Os centros de saúde terão áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Para a realização das obras, tem sido usado um modelo industrializado, em que as estruturas de concreto com fechamentos de tijolos/blocos ou alvenaria estrutural são substituídas por uma estrutura de aço galvanizado leve, revestida com placas prontas para receber pintura ou revestimentos. Essa tecnologia tem possibilitado mais rapidez na conclusão da obra.
 

Obras concluídas:
Oeste - Centro de Saúde Cabana (2020);
Leste - Centro de Saúde Boa Vista (2021)

Obras em andamento:
Oeste – Santa Maria;
Barreiro – Carlos Renato Dias, Itaipu/Jatobá, Túnel de Ibirité, Urucuia e Vila Pinho;
Norte - Aarão Reis e Lajedo;
Venda Nova - Copacabana, Mantiqueira, Piratininga, Rio Branco, Santa Mônica e Serra Verde;
Noroeste – Coqueiros;
Pampulha – Confisco e Jardim Alvorada;
Nordeste - Conjunto Paulo VI II, São Paulo e Vitória II.

Novas obras:
Norte - Etelvina Carneiro, MG-20 e Ziláh Spósito