Pular para o conteúdo principal

Prefeitura apresenta projeto de empoderamento para população idosa
Prefeitura/Divulgação

Prefeitura apresenta projeto de empoderamento para população idosa

criado em 06/08/2021 - atualizado em 06/08/2021 | 14:23

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), em parceria com Conselho Municipal do Idoso e com a ADRA, apresentou, na manhã dessa quarta-feira, dia 4, o RECICLE - Rede de Empoderamento Comunitário da Pessoa Idosa. O projeto é um reforço às ações municipais voltadas para as pessoas idosas, em especial aos grupos de convivência organizados em Belo Horizonte.

 

O RECICLE contará com a oferta de oficinas virtuais culturais, artísticas, de lazer e de educação cidadã, com foco no empoderamento das pessoas idosas, além da possibilidade de assessoria técnica aos grupos de convivência. O propósito é promover a qualidade de vida, cidadania e o protagonismo das pessoas idosas participantes dos grupos de convivência, além de reforçar a importância da humanização, do respeito e cuidado. 

 

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares participou do evento virtual de lançamento do projeto e destacou que o RECICLE apresenta-se como uma política inovadora para a cidade.

 

“O RECICLE foi pensado de forma coletiva e torna-se hoje uma realidade. Temos discutido políticas públicas que forneçam e garantam os direitos dos idosos. O RECICLE é uma resposta da gestão a uma demanda dos grupos de convivência e consequentemente da população idosa de Belo Horizonte”, salienta. 

 

Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Fernanda Matos frisa a importância do trabalho colaborativo para que a realização do RECICLE fosse possível. “A construção de boas políticas públicas só é possível  por meio de uma escuta ativa e coparticipativa. O trabalho de parceria entre poder público, conselho de direito e sociedade civil é fundamental  para garantir o crescimento de investimentos e ações efetivas em benefício da população idosa de Belo Horizonte”, ressalta. 

 

Devido ao contexto de pandemia da Covid-19, as atividades presenciais seguem suspensas. O  RECICLE foi pensado como uma iniciativa que promove a integração, o lazer e bem-estar mesmo à distância, pelo ambiente virtual, além da inclusão das pessoas idosas, em uma sociedade cada vez mais digital. A ADRA foi a Organização da Sociedade Civil selecionada para executar o projeto.

 

Grupos de Convivência

 

Os participantes terão acesso às oficinas por meio dos grupos de convivência. Cada grupo poderá escolher quais oficinas irão participar de acordo com o cardápio de possibilidades que serão ofertadas. As oficinas ocorrerão em plataformas de mensagem instantânea e de videochamadas. Para participar é necessário smartphone ou computador conectado à internet.

 

Para a diretora de Políticas para Pessoas Idosas, Renata Martins, os grupos de convivência de pessoas idosas são um importante espaço de interação e garantia de direitos das pessoas acima dos 60 anos. “São espaços potentes de sociabilização, promoção de cidadania, que evitam o vazio social tornando-se um espaço de apoio, interação, troca de experiências e promoção da qualidade de vida e envelhecimento digno e saudável das pessoas”, destaca.