13 June 2025 -
Em 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte já viabilizou mais de 13 mil teleconsultas gratuitas, garantindo acesso ágil e eficiente à saúde para a população. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, atendendo pessoas a partir de 2 anos que estejam cadastradas nos centros de saúde da capital. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é chegar a 10 mil teleconsultas por mês.
O impacto desta modalidade de atendimento na qualidade de vida da população foi um dos temas do evento "Telessaúde e Transformação Digital: Diálogos para o Cuidado na Rede SUS-BH", promovido pela Prefeitura nesta semana. As teleconsultas possibilitam que os usuários recebam cuidados sem a necessidade de deslocamento até as unidades de saúde.
“As teleconsultas vieram para ficar e, hoje, são indispensáveis. Disponibilizamos essa opção de atendimento para a população durante a pandemia da Covid-19, na maior epidemia de dengue que Belo Horizonte já enfrentou, e mantivemos a ferramenta. Atualmente, estamos realizando cerca de 2 mil teleconsultas por mês e a meta é chegar a 10 mil”, afirma o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Para garantir o acolhimento adequado é realizado um pré-atendimento por enfermeiros dos centros de saúde. Se a demanda for médica, o paciente é encaminhado para a teleconsulta. Caso contrário, o próprio enfermeiro realiza o acolhimento e a orientação. O agendamento deve ser feito pelo Portal da Prefeitura.
Parceria
O evento "Telessaúde e Transformação Digital: Diálogos para o Cuidado na Rede SUS-BH" foi promovido pela Prefeitura em parceria com o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Reuniu cerca de 200 participantes, entre gestores das secretarias municipal e estadual de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, do Ministério da Saúde, da instituição de ensino e trabalhadores da área.
O encontro teve como objetivo destacar as inovações tecnológicas que vêm aperfeiçoando o cuidado em saúde, acelerando processos de trabalho e ampliando a assistência prestada à população. A programação incluiu palestras e painéis que abordaram o panorama atual da telessaúde. Atualmente, Belo Horizonte conta com três serviços: telediagnóstico, teleconsulta e teleconsultoria.
O telediagnóstico é ofertado por meio da parceria com a UFMG, voltado para a especialidade de cardiologia, auxiliando os profissionais na emissão de laudos de eletrocardiogramas e de exames de holter à distância. Essa estratégia contribui para o diagnóstico precoce e qualificado, beneficiando o cuidado com o paciente. “É muito importante um evento como este para que a gente possa destacar os serviços, analisar aquilo que está caminhando e, principalmente, conseguir mais apoio para que a gente possa continuar avançando”, destacou o secretário.
A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, participou do evento e ministrou uma palestra sobre os resultados positivos da telessaúde.