Pular para o conteúdo principal

Frasco de vacina contra a gripe
Foto: Adão de Souza

Prefeitura amplia quantidade de drogarias para idosos se vacinarem contra Gripe

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou os locais de vacinação contra a Gripe e a partir desta quinta-feira, dia 20, idosos de 60 anos ou mais poderão se imunizar também em 10 unidades da Droga Clara. A estratégia é evitar aglomerações nos centros de saúde que estão vacinando contra a Covid-19. A ação segue acontecendo em 43 unidades Araujo.

 

Nos locais de imunização estão sendo distribuídas senhas, sendo uma por usuário. A vacinação contra a Gripe acontece das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados o horário será das 8h às 12h. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

 

Belo Horizonte recebeu cerca de 617 mil doses da vacina contra a Gripe. O Ministério da Saúde tem repassado as doses da vacina de forma escalonada. Até o momento, cerca de 143 mil pessoas se vacinaram na capital, o que representa 22% do atual grupo contemplado - a meta é imunizar 90% do público. 

 

“A vacina é segura e eficaz e a Secretaria Municipal de Saúde orienta que toda a população elegível se vacine. Ela protege contra o vírus Influenza, que causa doença respiratória, muitas vezes, com quadros graves. Com a imunização, ocorre redução nas complicações e internações” explica o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta. 

 

A campanha segue em andamento, nos centros de saúde, para os demais públicos, como crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e professores, no horário de rotina das salas de vacinas, com exceção das Unidades 24h e dos locais de vacinação de pessoas com comorbidades, disponíveis neste link. Já os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais (públicos, filantrópicos e privados), SAMU, centros de saúde e UPAs estão sendo vacinados nas próprias instituições. 

 

Os endereços dos centros de saúde e os horários das salas de vacina estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

 

Por medida de segurança, pessoas que receberam a vacina contra Covid-19 precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra a Gripe.

 

Acamados 

 

Não será necessário realizar um novo cadastro para idosos acamados se vacinarem contra a Gripe. A Secretaria Municipal de Saúde utilizará o cadastro feito para a vacinação contra a Covid-19 e as equipes entrarão em contato para fazer o agendamento.