Pular para o conteúdo principal

Um dos locais disponibilizados pela PBH para a testagem de Covid-19
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura amplia locais de testagem de Covid para população de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Os moradores da capital passam a contar, a partir desta quinta-feira, dia 20 de janeiro, com mais dois locais para a testagem de Covid-19, as universidades FAMINAS e UNA. As marcações devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte e a disponibilização no PBH APP será feita nos próximos dias. O horário de atendimento nos locais será das 8h às 17h. O processo de agendamento é mais uma parceria com a Unimed-BH.

 

Inicialmente, serão ofertados para a população cerca de 100 testes rápidos de antígeno em cada uma das instituições. A ampliação será feita gradualmente. O agendamento estará disponível diariamente a partir das 17h para as marcações no dia seguinte. No momento o estoque está abastecido nos mais de 160 locais de testagem disponibilizados no município, sendo os 152 Centros de Saúde, as nove UPAs e os dois Centro de Doenças Respiratórias (CEDOR).

 

A ampliação já estava em processo de implantação pela Secretaria Municipal de Saúde. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Belo Horizonte para garantir assistência à população no enfrentamento à pandemia e no monitoramento e acompanhamento da evolução dos casos no município.

 

O cidadão que apresentar sintomas de síndrome gripal e do primeiro ao sétimo dia quiser agendar um horário para o teste, basta acessar o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte e realizar o cadastro no sistema com os dados, que possibilitará o acesso para o agendamento. Na sequência, basta digitar o CPF e data de nascimento e clicar em 'entrar'. Após esse processo será possível a marcação, além da escolha de uma data, horário e local para realização do exame. As opções serão de acordo com a disponibilidade.

 

Após o agendamento o usuário receberá a confirmação por e-mail com o nome da unidade escolhida para a realização do teste. É necessário ficar atento aos endereços de coleta, conforme abaixo:

 

- FAMINAS- BH: Avenida Cristiano Machado 12.001 – Vila Clóris.
- Centro Universitário UNA: Avenida João Pinheiro, 580 – Lourdes.

 

O resultado será repassado ao usuário cerca de 20 minutos após a coleta, pessoalmente, com as devidas orientações.