29 June 2022 -
Fazer um pedido à Prefeitura de Belo Horizonte tem se tornado cada vez mais fácil e rápido. Pela palma da mão ou de um computador ou tablet que tenha internet, cidadãos de qualquer parte da cidade podem se comunicar com a administração municipal com apenas alguns toques. Sem filas, sem custos de deslocamentos e em qualquer dia e horário.
Para avançar nesse processo de modernização, o Município tem atuado de maneira permanente para ampliar e simplificar os serviços on-line ofertados a cidadãos e empreendedores. Só nos últimos cinco anos, a Prefeitura praticamente quadruplicou a cartela de serviços digitais em seu Portal de Serviços. Em dezembro de 2016, a população contava com 168 serviços digitais e, hoje, já são 669. Um salto de 298% no comparativo.
No Portal de Serviços, o cidadão encontra informações sobre mais de 1.200 serviços ofertados e visualiza as características, os requisitos, a unidade responsável, documentos eventualmente necessários, entre outras informações. Nesse ambiente o usuário também conta com o botão “Solicitar”, para abrir sua demanda (específicos para aqueles serviços que podem ser solicitados pela internet.
O aplicativo PBH APP também oferece essas facilidades, com a disponibilização de 105 serviços, focados principalmente naqueles que podem ser solicitados rapidamente, pela palma da mão. São serviços focados em áreas de fiscalização, conservação e de zeladoria da cidade, como lâmpada apagada, tapa-buraco, poda de árvore, avaliação e reclamação sobre o transporte coletivo (ônibus). O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e IOS.
O secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos, explicou que os processos de melhoria, de aperfeiçoamento e de ampliação de serviços no ambiente digital são permanentes. “A partir da ótica do cidadão, site e aplicativo passam continuamente por mudanças para simplificar e qualificar o relacionamento com quem precisa de serviços da Prefeitura”, disse o gestor.
Segundo Mattos, o resultado da ampla oferta e da praticidade oferecida é a migração expressiva para esses canais de atendimento digital.
O servidor público Estevam Pessôa Carneiro, morador do bairro União, na região Nordeste da capital, faz parte desse grupo que mudou do presencial para o digital e está satisfeito com a tecnologia.
“É muito fácil, simples e objetivo fazer uma solicitação pela internet. Já pedi, por exemplo, os serviços de tapa-buracos, de capina, de recolhimento de lixo, emissão de guia de IPTU, iluminação pública. Tudo pelo site da Prefeitura”, contou o funcionário público.
Ele contou que, antes do on-line, abria suas chamadas presencialmente no BH Resolve ou, para não se deslocar, simplesmente deixava de solicitar. “Tenho a opinião de que a prestação de serviço avançou muito. O acompanhamento é uma das funções que também foi desenvolvida e veio, não só para facilitar, mas agregou qualidade nessa prestação. Antigamente, você registrava a demanda e ficava ansioso por uma notícia, era complicado esse acompanhamento. Agora, você pode visualizar todas as etapas de seu atendimento. Você fica sabendo o passo a passo, ou melhor, toda a tramitação de seu pedido, em qual setor está, quem está tratando, até a execução e conclusão”, relatou Estevam.
Sobre a avaliação e acompanhamento, a Prefeitura informou que o usuário pode monitorar em tela todo o andamento de seu pedido, a partir do número do protocolo. Finalizada a demanda, o cidadão pode avaliar, em uma escala de 1 a 10, se os serviços foram bem prestados ou não pela administração municipal.
“Saber se a população está satisfeita com o serviço prestado é fundamental para o aprimoramento da administração”, enfatizou Jean Mattos.
Adesão ao digital
Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão demonstrou que, em 2017, os pedidos feitos de forma on-line representavam apenas 27% do total de demandas registradas nos canais de atendimento da Prefeitura. Já em 2022, esse percentual mudou para 80%, indicando uma adesão da população aos canais digitais.
Os dados consolidados pela Prefeitura ainda indicam que alguns serviços são solicitados totalmente pelos canais digitais, como tapa-buraco e pedidos de manutenção de lâmpadas da iluminação pública, em que é possível inclusive enviar fotos dos problemas constatados. E esses são justamente os serviços em que o analista de prestação de contas, Eidy Souza Reis, mais utiliza no App, seu principal canal de comunicação com a Prefeitura de Belo Horizonte, “Não demanda tempo, pois é apenas acessá-lo, ter em mãos o que precisa e preencher os campos”, relatou o morador do bairro Canaã, na região Norte de Belo Horizonte.
Aprimoramento contínuo
Desde 2019 a Prefeitura de Belo Horizonte faz parte da Rede Nacional de Governo Digital (gov.br). Trata-se de um ambiente de colaboração que tem como objetivo impulsionar a transformação digital em todo território brasileiro, com integração, coordenação e monitoramento de iniciativas para um Governo P100% Digital. Com isso, a prefeitura tem migrado o acesso aos serviços digitais por meio de um cadastro único dos usuários para utilização do mesmo login e senha para abrir seus pedidos, seja para a Prefeitura ou para os governos Estadual e Federal.
Inclusão digital
De 2017 até maio de 2022, mais de 13 mil pessoas foram qualificadas em cursos de informática (Iniciação, Ferramentas de Escritório e Manutenção de Computadores) ofertados gratuitamente pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) em cursos presenciais e a distância. Neste ano, foram ofertadas 2,1 mil vagas e 9 cursos estão em andamento.
Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura disponibiliza 1.870 pontos de acesso à internet gratuita em várias partes da cidade. Desse total, 430 estão instalados em 102 vilas e favelas. Todas as 39 estações do Move também contam com pontos de Wi-Fi gratuitos, bem como praças e outros locais públicos da capital.
Em outra frente, o serviço “Posso ajudar?”, da unidade de atendimento presencial BH Resolve, vem auxiliando usuários que comparecem ao local para saber como registrar pedidos de maneira on-line. Atualmente a unidade só registra demandas específicas, mediante agendamento e que não podem ser solicitadas pela internet.