Pular para o conteúdo principal

Prefeitura alerta sobre prevenção ao uso do tabaco durante o Carnaval
Julia Lanari/ Divulgação

Prefeitura alerta sobre prevenção ao uso do tabaco durante o Carnaval

criado em - atualizado em

Os riscos do consumo do tabaco e derivados, por meio de cigarros convencionais ou eletrônicos, é tema de ações de sensibilização da Prefeitura de Belo Horizonte. A ideia é intensificar a conscientização da população para o Carnaval 2025 sobre as doenças causadas pelas substâncias presentes no produto. O tabagismo é responsável por aproximadamente 50 doenças, muitas delas graves e fatais, como o câncer.

Para reforçar a mobilização com a população, o município irá divulgar materiais informativos nas redes sociais oficiais e também dentro dos ônibus coletivos da capital. “Estamos aproveitando o período do Carnaval, quando ocorrem muitos eventos que reúnem grande número de pessoas, para alertar sobre esses riscos. Os cigarros, convencionais ou eletrônicos, possuem considerável variedade de substâncias tóxicas em níveis significativos e representam enorme risco para a saúde, inclusive para os fumantes passivos”, explicou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

Belo Horizonte conta com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O tratamento é ofertado nos centros de saúde e as abordagens são realizadas por profissionais das Equipes de Saúde da Família, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e das Academias da Cidade. Os usuários que querem parar de fumar devem procurar as unidades de referência para obter informações. Em 2024 foram mais de 3 mil usuários atendidos no programa, além de cerca de 800 atendimentos e mais de 500 ações de educação em saúde abordando o tema.

O tratamento leva cerca de seis meses. A abordagem não medicamentosa conta com palestras, rodas de conversa e aconselhamento individual ou coletivo. Já as medicações, quando indicadas, são as preconizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e fornecidas pelo Ministério da Saúde, sendo bupropiona e adesivos de nicotina.

Mais informações sobre o controle do tabagismo podem ser acessadas no portal da Prefeitura.