Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre vagas gratuitas para cursos de técnica e conceitos em gastronomia e confeitaria
Foto: Mariana Correa/Divulgação

Prefeitura abre vagas gratuitas para cursos de gastronomia e confeitaria

criado em - atualizado em

Na próxima quarta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico abrirá as inscrições para dois novos cursos do projeto “Gastronomia para Todos: técnica e conceitos”, sendo um deles específico para a temática de confeitaria. Ao todo serão 250 vagas oferecidas gratuitamente. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir das 14h de quarta-feira, para Gastronomia ou Confeitaria. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, munícipes de Belo Horizonte e/ou que tenham negócios na cidade.

Após a grande procura nas três primeiras edições, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu expandir o projeto. E a novidade desta edição é uma modalidade de curso voltada para as técnicas e conceitos da Confeitaria.

“Belo Horizonte também se destaca pela qualidade dos seus doces, bolos, roscas e quitandas, tão apreciadas e reconhecidas nacional e internacionalmente. Fizemos um levantamento dentre os 600 participantes que já passaram pelo curso e notamos que mais de 70% dessas pessoas lidam com a produção e comercialização de bolos e doces. Decidimos, então, nesta nova etapa, buscar um conteúdo específico sobre o tema e incentivar este nicho de mercado”, explica Cláudio Chaves Beato Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

O curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos” foi criado em 2021, com o objetivo de oferecer desenvolvimento, capacitação e técnicas gastronômicas para quem já tem ou pretende ter um negócio no setor de alimentação. Trata-se de uma oportunidade para aqueles que buscam qualificar as suas práticas na gastronomia, qualificar a gestão do seu negócio e estabelecer uma nova rede de contatos entre profissionais da área.

Durante a pandemia de Covid-19, o ramo alimentício se apresentou como uma importante possibilidade de desenvolvimento de novas habilidades de trabalho, geração de empregos e renda extra para os belo-horizontinos. Os alunos empreendedores que já passaram pelo curso atuam em segmentos diversos, como padarias, confeitarias, sorveterias, bares, restaurantes, além de comidas light e fitness. Parte dos alunos são microempreendedores individuais e têm desenvolvido produtos gastronômicos de destaque e com diferenciais artesanais.

Histórias de transformação

A qualificação profissional pode alavancar carreiras e transformar a trajetória de alguém. Em um contexto de distanciamento, provocado pela pandemia, as três primeiras edições do curso "Gastronomia para Todos: técnica e conceitos" possibilitaram que alunos iniciantes no ramo pudessem conviver com profissionais de longa trajetória no setor gastronômico.

“A interação entre os participantes nos surpreendeu, pois encontramos histórias de pessoas que cozinhavam por hobby e, diante da demanda de vizinhos, que também estavam isolados, começaram a criar uma rede de vendas, se organizaram e se estruturaram como um pequeno negócio”, conta Camilla Freitas, diretora de Projetos estratégicos e Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

As trocas entre professores e alunos vão além das receitas e ingredientes. Os debates abordam também técnicas de produção, armazenamento, processamento e distribuição de alimentos prontos para o consumo, além das melhores práticas de manipulação de alimentos, formação de preços e lições de empreendedorismo.

Curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos”

Com o Chef Edson Puiati

De 14/06 a 26/07/2022

Aulas: 2 vezes por semana 

Turnos: manhã (das 8h às 11h) ou noite (das 19h às 22h)

200 vagas disponíveis

Inscrições

Curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos da Confeitaria”

Com a Chef Mariana Correa

De 9/6 a 28/7/2022

Aulas: Quintas-feiras - 19h às 22h

50 vagas disponíveis

Inscrições