Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre novas inscrições para formação gratuita em gastronomia
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura abre novas inscrições para formação gratuita em gastronomia

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para 105 vagas nas novas turmas dos cursos das Trilhas da Gastronomia, do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia, da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. São ofertadas 30 oportunidades para ampla concorrência e 75 reservadas para públicos prioritários. Os cursos são gratuitos e as aulas começam em junho e julho no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha - CRESAN, na avenida Antônio Carlos, 821. Para participar é preciso ter 18 anos ou mais e realizar as inscrições até 9 de junho, por meio do formulário disponível na página das Trilhas Gastronômicas.

Nesta edição, a Trilha traz a novidade com a oferta de vagas para as primeiras turmas de formação dos cursos de comida de marmitex e culinária vegetariana e vegana. Serão apresentados, alinhados à aprendizagem prática, conteúdos teóricos que possibilitarão ao aluno o conhecimento específico sobre os tipos e montagem dos cardápios, tempo de preparo dos alimentos com técnicas que priorizem o sabor, cor e textura, processos de preparo para o consumo, planejamento e organização do transporte, recebimento, armazenamento e conservação dos alimentos, além de conhecimento sobre técnicas gastronômicas.

Outra novidade será o curso de Culinária Vegetariana e Vegana. A formação é oferecida em parceria com os Restaurantes Populares de Belo Horizonte, Alimentação Consciente Brasil e Humane Society Internacional.

Também serão oferecidos dois cursos das Trilhas da Confeitaria e da Panificação: bombons, trufas e bolos no pote e confeitaria na padaria. Com foco na empregabilidade e empreendedorismo, o objetivo é oferecer qualificação profissional para a inserção e permanência no mercado de trabalho, além da possibilidade de empreender no setor produtivo gastronômico.

Todos os cursos são ministrados pelas equipes de qualificação profissional e pedagógicas do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado da Lagoinha e professores convidados. As qualificações dão aos participantes a possibilidade de aprender sobre boas práticas na manipulação de alimentos, noções básicas de gestão financeira, equipamentos e utensílios, cálculo na ficha técnica, precificação e relações humanas para o mundo do trabalho, além de participarem de rodas de conversa e oficinas sobre imagem; fotografia e apresentação dos produtos e vendas nas mídias sociais. 

Inscrições

Cada candidato poderá fazer inscrição em apenas um curso. Caso a pessoa faça o cadastro em mais de uma formação, apenas a última inscrição será considerada e todas as inscrições anteriores serão, automaticamente, invalidadas. Os selecionados serão comunicados. No dia 12 de junho, no e-mail informado no ato da inscrição. Na mesma data será divulgada a lista de espera.