Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre inscrições para seleção de instrutores internos

criado em - atualizado em

A partir de terça-feira, dia 12 de fevereiro, estão abertas as inscrições para seleção e credenciamento de instrutores internos para a Prefeitura de Belo Horizonte. Podem participar do processo servidores municipais da Administração Direta e Indireta que atendam aos pré-requisitos estabelecidos no edital, publicado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, na última sexta-feira, dia 8. O documento pode ser consultado neste link.  

 

Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de março. A inscrição será on-line, por meio de formulário próprio, disponível no link Seleção Interna de Instrutores, no portal da Prefeitura. Posteriormente, a documentação exigida deverá ser levada à Gerência da Central de Atendimento, na avenida Augusto de Lima, 30, 1º andar. Os formulários podem ser entregues de segunda a sexta, das 9h às 16h30, durante todo o período das inscrições.

 

A proposta é oferecer cursos que acompanhem as evoluções e desafios comuns ao mercado e à gestão pública, buscando melhorar a qualidade dos serviços ofertados pela Prefeitura e ampliar as oportunidades de crescimento profissional aos servidores municipais.

 

Para esse certame foram definidos os seguintes cursos: Coaching; Metodologia de Inovação e Transformação de Processos com Foco nos Resultados; Comunicação Assertiva e Feedback; Conflitos e Tomada de Decisão; Planejamento Estratégico; Liderança e Gestão de Equipes; CLT - Legislações Trabalhistas; e CLT - Legislação Previdenciária.

 

A gerente de Gestão do Desenvolvimento, Ligia Rache, assinala que o processo visa selecionar agentes públicos interessados em compartilhar conhecimentos com seus pares por meio dos cursos, a serem realizados ao longo de 2019, e ainda receber uma gratificação por isso.  “O candidato poderá optar por até três cursos entre os ofertados no edital, desde que comprove experiência profissional na área de conhecimento do curso a que se propuser ou, no mínimo, formação em nível superior na mesma área”, explica.

 

O valor da hora/aula paga é de R$ 60 e dependerá da carga horária de cada capacitação. Os servidores selecionados vão integrar o cadastro de instrutores internos e poderão ser convocados para prestar os serviços no decorrer dos próximos dois anos.

 

Todas as informações sobre a seleção serão publicadas no Diário Oficial do Município e ficarão disponíveis no portal da Prefeitura, no Seleção Interna de Instrutores.

 

Gerenciamento de projetos

Em 2018, dois profissionais selecionados por meio do edital ministraram cursos.  Um deles foi  Gilberto Alexandre, que ministrou as aulas relativas ao tema “Portal da Gestão e Princípios de Gerenciamento de Projetos”, promovido com o apoio da Diretoria Central de Projetos Estratégicos da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. A proposta foi facilitar o lançamento e o monitoramento dos projetos estratégicos e estruturadores dos órgãos municipais no Portal da Gestão.

 

"A Instrutoria é uma excelente oportunidade para quem trabalha na Prefeitura, pois faz com que este profissional instrutor esteja cada vez mais atualizado. Além disso, disseminamos parte do nosso conhecimento para os colegas de trabalho, o que é extremamente gratificante. É um processo onde todos ganham, o instrutor que se sente valorizado, o aluno que recebe o conteúdo totalmente conectado a sua realidade e a própria Prefeitura, que consegue selecionar excelentes profissionais de dentro da própria organização",salienta Gilberto. 

 

Hoje, 46 projetos de diferentes áreas do Município, já estão no Portal. O objetivo foi que mais gestores utilizassem a ferramenta e disseminassem entre seus pares o conhecimento gerencial, sem nenhum custo adicional ao Município. "Isso é importante para a geração padronizada de relatórios, levantamento de diagnósticos e tomada de decisões”, informou o gestor responsável pela capacitação, Luís Otávio Milagres.

 

Mais de 100 servidores já participaram do curso. A professora Mariza Geralda Mendes Carvalho, que atua na Diretoria da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, aprendeu a utilizar a ferramenta para o monitoramento das ações desenvolvidas nos diferentes projetos nos quais atua e na atualização das informações mensais. “Essa formação me permitiu conhecer as funcionalidades desse importante instrumento de planejamento, monitoramento e avaliação dos indicadores educacionais e processos de gestão”, disse a professora.

 

Outros instrutores selecionados no ano passado iniciarão suas atividades a partir deste mês, com a realização dos cursos “Atendimento ao Público” e “Comportamento Profissional e Termo de Referência”.