Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre inscrições para o curso a distância “Conexão Agroecológica”
Divulgação/PBH

Prefeitura abre inscrições para o curso a distância “Conexão Agroecológica”

criado em - atualizado em

 A Prefeitura de Belo Horizonte está com inscrições abertas para a segunda edição do curso Conexão Agroecológica, para formação sobre princípios e práticas agroecológicas. As aulas serão disponibilizadas em formato virtual na plataforma de ensino a distância da Prefeitura de Belo Horizonte, com atividades assíncronas. São 200 vagas, gratuitas e preenchidas até o dia 18 deste mês, conforme a ordem de inscrição por meio do formulário disponível no Portal da Prefeitura.

Serão 26 horas, distribuídas em 14 módulos. Cada módulo utiliza diversos recursos pedagógicos - audiovisuais, referências bibliográficas e materiais de apoio (videoaulas, cartilhas, textos, livros, músicas, podcasts) -, além de atividades teórico-práticas, fóruns de discussão e notícias sobre agroecologia, o que facilita à pessoa participante aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Ao final de cada módulo, após acessar os recursos pedagógicos, o participante deve concluir o exercício proposto para avançar para o próximo módulo.

Com o objetivo de ampliar o acesso a informações, debates e temáticas relacionadas à agroecologia, as aulas abordarão diversos temas fundamentais. Entre eles estão a Introdução à Agroecologia, Manejo Agroecológico de Solos e Fertilidade, Sistemas Agroflorestais, Políticas Públicas, Gestão de Resíduos e Compostagem, Plantas Medicinais, Sistemas Agroflorestais, Socioagrobiodiversidade e Sementes Crioulas, Jardins e Quintais Produtivos, Transição Agroecológica, Certificação Orgânica e Economia Popular Solidária, entre outros temas.

Como as atividades são assíncronas, cada participante pode fazer o curso no próprio ritmo, mas para a emissão do certificado, todas as atividades devem ser concluídas até o dia 30 de julho. Ao longo do curso os participantes podem conversar entre si e recorrer à facilitadora, caso haja alguma dúvida, pelos fóruns de discussão ou e-mail.

O curso é oferecido pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (CRESAN), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte.