Pular para o conteúdo principal

Minicurso Dimensões do território: um percurso nos museus como espaços de uso misto
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura abre inscrição para minicurso sobre museus

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, abriram inscrição para o minicurso “Dimensões do Território: Um percurso nos museus como espaços de uso misto”. O evento conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos e integra a programação do Pampulha Território Museus como uma ação aberta ao público interessado nos conceitos de museus, educação, urbanismo e espaços coletivos.

A atividade acontece de 6 a 8 de outubro, de forma totalmente on-line, gratuita e com tradução simultânea inglês-português. O minicurso conta com as participações da pesquisadora, consultora, professora e escritora norte-americana Elaine Heumann Gurian, a pesquisadora, educadora, curadora e organizadora do evento, María Eugenia Salcedo, dos educadores dos museus da Pampulha e de outros especialistas convidados. Os interessados devem fazer inscrição pelo link, até o dia 6, às 9h. Mais informações.

De que modo os museus ampliam suas ações programáticas, espaciais e curatoriais? Quais são as formas que emergem da relação entre as programações, espaços e curadorias e para as quais os museus precisam estar atentos? Estas perguntas são o ponto de partida para a programação do minicurso. O fio condutor deste encontro é a tradução inédita do texto “A função segue a forma: como espaços de uso misto constroem comunidades”, da pesquisadora Elaine Heumann Gurian, conhecida pela sua contribuição de mais de 50 anos de experiência na área de museus, assim como a publicação "Território Educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha".

A atividade acontece respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

 

Sobre a publicação "Território Educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha"

A publicação “Território educativo: um convite dos museus para a criação, cartografias e saberes da Pampulha” busca ativar as reflexões e sentidos presentes na pluralidade da Pampulha. O material é composto por um caderno de campo, cartas de mediação e mapa e reúne informações, imagens e provocações aplicáveis em áreas e temas abrangentes, o que permitirá usufruir do Território Pampulha de forma lúdica e consistente.

 

Sobre o Pampulha Território Museus

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade.

Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os
museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos. Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.

 

Programação de 6 de outubro

14h às 17h30
Sessão 1 - Adentrando os espaços de uso misto e sua relação com os nossos museus
Sinopse: Começaremos nosso percurso olhando para alguns conceitos básicos presentes no texto de Gurian traduzido para este minicurso. Teremos em vista uma discussão sobre os recursos que os nossos museus têm e consequentemente as responsabilidades que assumimos por meio dos espaços e programações.

 

Sessão 2 - Território Educativo: Uma leitura a partir dos museus da Pampulha

Sinopse: Em uma leitura conjunta da publicação "Território educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha", o convite é a reflexão de como o material educativo criado para o Pampulha Território Museus pode ser usado no contexto da mediação dos equipamentos culturais deste território. Um exercício de criação, reflexão e diálogo.

 

Programação dia 7 de outubro
14h às 17h30

Sessão 3 - Ecologias museais: o que temos a dizer sobre diversidade, os espaços do museu e seus públicos.
Sinopse: Pegando emprestado o conceito de ecologia como o estudo das relações recíprocas entre o ser humano e seu meio moral, social e econômico, o foco está em como os museus enxergam as relações presentes nos seus espaços e programações.

Sessão 4 - Território Educativo: Expandindo territórios
Sinopse: Navegaremos por meio da narrativa da pesquisadora Valquíria Prates, pelas inúmeras leituras possíveis da publicação no contexto da Pampulha e além. Como uma das autoras de "Território educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha", conheceremos o fio condutor que costura conceitualmente o material e se expande território afora.

 

Programação dia 8 de outubro
16h às 18h

Sessão 5 - Dimensões do Território: O que
estamos pensando agora?

Sinopse: Em uma sessão que junta as vozes presentes no minicurso olharemos em conjunto para as dimensões do território prático e conceitual experienciados nas sessões anteriores. Também buscaremos elaborar, juntamente com o público, quais são as questões que nos movem individualmente e coletivamente nos nossos territórios, museus e programações.