Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre 90 vagas para cursos de qualificação profissional em gastronomia
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura abre 90 vagas para cursos de qualificação profissional em gastronomia

criado em - atualizado em

Estão abertas, até o dia 17 de março, as inscrições para as primeiras capacitações em gastronomia oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte neste ano. São 90 vagas distribuídas entre os cursos de Auxiliar de Panificação, Auxiliar de Cozinha e Bombons, Trufas e Bolos no Pote. As aulas serão ministradas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) Mercado da Lagoinha e terão início no dia 2 de abril. Para participar do processo de seleção para as vagas de ampla concorrência é preciso ter mais de 18 anos e preencher o formulário disponível no Portal da Prefeitura.

 

São 60 vagas para os públicos prioritários, encaminhados pelos setores das políticas públicas municipais e 30 vagas destinadas à ampla concorrência, sendo 10 vagas para cada curso. Não é necessária experiência anterior para participar dos processos formativos. A divulgação das listas de pessoas selecionadas e de espera será no dia 19 de março.

 

A formação proporciona aos participantes capacitação para o serviço de alimentos, abrindo possibilidades para a empregabilidade e a geração de renda. Na grade curricular, além das disciplinas específicas de cada curso, estão previstos módulos sobre boas práticas na manipulação de alimentos, gestão financeira, cálculo na ficha técnica e relações humanas para o mundo do trabalho, além de rodas de conversa e oficinas sobre marketing e criação, cotidiano, rotinas e desafios do trabalho em restaurantes, padarias, bares e comércios similares. Todos os cursos geram certificado para os alunos após a aprovação.

 

As oportunidades de qualificação profissional fazem parte das Trilhas da Gastronomia do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. O programa estabelece parceria com diversos setores das políticas públicas municipais e conta ainda com a Trilha da Agroecologia, curso de formação sobre os princípios e práticas agroecológicas, aberta ao público em geral.

 

Trilhas Formativas

 

Neste ano, a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte promoverá 21 cursos organizados em três Trilhas da Gastronomia: Comida Mineira e Belo-Horizontina (auxiliar de cozinha; comida de boteco; massas frescas; culinária vegetariana e vegana; comida de marmitex e cozinha ancestral e afroperiférica); Panificação (auxiliar de panificação; panificação caseira; aperfeiçoamento e panificação artesanal; pizzaiolo; quitandas mineiras e salgadeira) e Confeitaria (confeitaria pascal; bolos decorados; tortas doces; bombons, trufas e bolos no pote). 

A proposta didático-pedagógica em formato de Trilhas busca construir um percurso que permita que as pessoas participantes conheçam e se apropriem das técnicas de cada área de formação. Os alunos são incentivados a percorrerem toda a trilha, conforme interesse e disponibilidade.