20 March 2023 -
Em reunião realizada nesta segunda-feira (20) com representantes dos servidores municipais, o prefeito Fuad Noman propôs a antecipação, para junho, do reajuste salarial de 5,93% ao funcionalismo. Até então a Prefeitura propunha que o índice de 5,93% fosse pago de duas vezes, nas folhas de julho e de novembro. A nova proposta é a aplicação integral do reajuste em junho. O impacto será de R$207 milhões, representando um aumento de R$83 milhões em relação à proposta inicial.
Durante seu segundo encontro neste ano com os sindicatos e entidades representativas dos servidores, Fuad Noman destacou que a nova proposta é mais um esforço do Executivo para valorizar ao máximo o funcionalismo sem comprometer as finanças municipais.
Em conversa as entidades representativas dos servidores, o prefeito Fuad Noman destacou o compromisso de fazer o que é possível dentro do orçamento da PBH. “Nós estamos fazendo o máximo possível para dar a vocês uma condição boa. Não podemos prometer uma coisa que não vamos cumprir. Então é uma coisa de cada vez. Quem promete o impossível é um grande mentiroso. Então eu não posso chegar aqui e dizer que vou dar 50% de aumento, chegar em junho e eu não pagar. Já vimos isso acontecer em outras esferas de governo. Então nosso compromisso é fazer o que nós podemos e cumprir a regra com vocês. Não queremos quebrar o trato. Eu entendo que todos querem e merecem um pouco mais, mas espero que a gente consiga convergir para uma solução”, disse o prefeito.
Após o aceite da proposta e o encaminhamento do projeto de lei sobre o reajuste à Câmara Municipal, a Prefeitura voltará a se reunir com as entidades em outubro para discutir as pautas específicas e o reajuste previsto para 2024.