Pular para o conteúdo principal

Feira do Sagrada Família volta a funcionar neste domingo (30) com 40 barracas
Divulgação/PBH

Feira do Sagrada Família volta a funcionar neste domingo (30) com 40 barracas

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Política Urbana reinaugura neste domingo (30) a Feira do Programa Jornada Produtiva no Bairro Sagrada Família, na região Leste, que volta a funcionar na Avenida Petrolina, próximo ao número 386, com 40 barracas. Serão 20 destinadas à comercialização de comidas e bebidas e 20 com produtos de artes plásticas e artesanato, plantas, flores, livros e periódicos, além de antiguidades.

A feira funcionará aos domingos, das 8h às 14h, promovendo a diversidade do uso do espaço público, ampliando o acesso da população ao comércio próximo às residências e fomentando a geração de renda. “Isso fortalece as centralidades locais, o que é importante para a cidade e está em consonância com os pressupostos do Plano Diretor Municipal”, ressalta o secretário municipal adjunto de Política Urbana, Daniel Assis.

A ampliação e inauguração das novas feiras começaram no segundo semestre deste ano e estão sendo feitas de forma gradual. A primeira a receber novos expositores foi a Feira da Savassi (Centro-Sul), seguida pelas feiras da Silva Lobo (Oeste), da Duque de Caxias (Leste) e da Praça do Cristo (Barreiro).

Todos os novos feirantes foram selecionados por meio dos Editais de Feiras de Inclusão Produtiva. Os processos lançados em abril disponibilizaram 245 vagas em 10 feiras da capital. Desse total, 78 foram destinadas às que já estavam em funcionamento, 37 para a do Sagrada Família (que estava inativa) e 130 às novas que serão implantadas nos bairros Independência e Pindorama.

Geração de renda

Atualmente, 262 feirantes participam do Programa Jornada Produtiva, que incentiva o comércio popular e promove a inclusão produtiva, criando oportunidades de renda para trabalhadores que atuam em espaços públicos. No total, mais de 3,4 mil trabalhadores estão credenciados.

Além das feiras permanentes, o programa contempla atividades como food trucks, carrinhos ambulantes, comércio em manifestações espontâneas (caixeiros), venda realizada por pessoas com deficiência, além de lavadores de veículos, engraxates, bancas de jornais e o Shopping Popular Caetés.

No momento, não há editais em aberto, mas os interessados em participar devem acompanhar novos chamamentos no Diário Oficial do Município ou na página do Jornada Produtiva.