18 August 2023 -
O prefeito Fuad Noman anunciou, nesta sexta-feira (18), um pacote de obras em oito pontos do Anel Rodoviário com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) – cuja terceira fase foi anunciada pela União na semana passada. A Prefeitura de Belo Horizonte ficará responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras, que incluem a construção ou alargamento de viadutos já existentes, alças viárias e passarelas. O investimento estimado é de R$ 1,5 bilhão, com recursos do governo federal. Confira as imagens das intervençôes.
O prefeito Fuad Noman ressaltou que o conjunto de obras vai melhorar o trânsito não só da via, mas de outros importantes corredores da capital, deixando um legado importante para a cidade. “Não é uma obra que será feira rapidamente, porque é uma obra complexa, com vários projetos, e não consigo fazer as obras nos oito viadutos ao mesmo tempo. Vamos um depois o outro. Teremos uma série de transtornos para quem utiliza o Anel. De fato, não é possível uma obra desta sem transtornos, mas a população há de compreender a importância desse momento que é o início da redenção do Anel Rodoviário”, disse.
As intervenções no Anel Rodoviário foram solicitadas pelo prefeito Fuad Noman em diversas reuniões em Brasília com integrantes do governo federal. O objetivo é compatibilizar a infraestrutura da rodovia às características atuais e projeções para o futuro, oferecendo condições mais adequadas e seguras para a mobilidade urbana.
Vale lembrar que o Anel hoje é palco de uma parcela significativa de acidentes de trânsito no município, especialmente atropelamentos com vítimas fatais. Para se ter uma ideia, em 2022, a Polícia Militar Rodoviária registrou cerca de 730 acidentes com vítimas no Anel Rodoviário, resultando em 60 mortes.
A lista de obras é a seguinte:
1.Viaduto da BR-040 sobre o Anel Rodoviário
Novas alças viárias e implantação de novo viaduto.
2. Viaduto sobre a Av. Amazonas
Alargamento do viaduto existente, implantação de dois novos viadutos, alças e passarela.
3. Viaduto sobre a Av. Presidente Antônio Carlos
Alargamento de viaduto existente, alças e passarela.
4. Pontilhão ferroviário bairro Betânia
Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela.
5. Viaduto sobre a Av. Tereza Cristina
Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela.
6. Viaduto da Praça São Vicente
Implantação de quatro novos viadutos e alças viárias.
7. Viaduto sobre a Av. Pedro II
Implantação de dois novos viadutos e alças viárias.
8. Viaduto sobre a Av. Cristiano Machado
Alargamento de viaduto existente e implantação de novo viaduto.
Histórico
O Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo foi construído no início da década de 1960 com o objetivo de desafogar o tráfego de carga que crescia e passava pela região central de Belo Horizonte. No entanto, teve seu uso modificado – principalmente por conta do crescimento populacional da Região Metropolitana – e se tornou um dos corredores de trânsito urbano mais movimentados da cidade.
Com 26,2 quilômetros de extensão, o Anel Rodoviário começa na união das rodovias BR-262 e BR-381, na altura dos bairros Goiânia e Nazaré, na região Nordeste, e termina no encontro das rodovias BR-040 e BR-356, no bairro Olhos d'Água, na região Oeste.
A rodovia recebe diariamente 130 mil veículos em toda sua extensão, que cruza algumas das principais vias de Belo Horizonte, como as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Carlos Luz (Catalão), Pedro II, Via Expressa e Amazonas.
Iluminação
Para suprimir as deficiências de iluminação no Anel Rodoviário, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da concessionária BHIP, substituiu as antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias LED. Foram trocadas 2.140 luminárias. Em toda a cidade, a BHIP trocou 180 mil lâmpadas, com um investimento total de R$ 400 milhões.
Em todas as regiões próximas a cruzamentos de pedestres, inclusive naquelas com passarelas, a iluminação também foi reforçada. De acordo com estatísticas da BHTrans e da Polícia Militar Rodoviária, entre 40% e 45% das ocorrências com óbitos envolvem pedestres atingidos por veículos. Daí a importância da troca da iluminação, que ocorreu entre 2018 e 2020.
Área de escape
Mesmo sendo uma área de responsabilidade do governo federal, a Prefeitura de Belo Horizonte obteve a autorização e construiu uma área de escape no Anel Rodoviário, no trecho entre a BR-040 e o trevo do Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. As obras duraram nove meses e foi feito investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município.
Inaugurada há um ano, a área de escape do Anel Rodoviário evitou 22 potenciais acidentes em um dos trechos mais perigosos da rodovia – dos quais nove deles envolvendo veículos pesados, entre eles caminhões, carretas, ônibus e até um guindaste.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), BHTrans e a Secretaria de Obras já estudam a possibilidade de elaborar um projeto executivo para, posteriormente, licitar a construção de uma segunda área de escape.