28 October 2023 -
O prefeito Fuad Noman acompanhou neste sábado (28) as ações do Dia D da Campanha de Multivacinação, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A mobilização para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos será realizada durante todo o dia, até 17h. Além da vacinação, no local há brinquedos, oficinas e atividades recreativas para garantir a diversão do público.
De acordo com o prefeito Fuad Noman, toda essa estratégia foi montada para atrair as crianças e, principalmente, chamar a atenção dos pais e responsáveis para a necessidade de imunizar os pequenos. “É muito importante que as pessoas venham trazer as crianças, jovens e adolescentes para vacinar. Nós estamos hoje com os 152 postos abertos na cidade inteira. Estamos aqui no Parque Municipal com um posto de vacinação, com rua de lazer, os mascotes dos três maiores times de Minas Gerais para atrair as crianças. Peço encarecidamente aos pais e responsáveis para que tragam as crianças para vacinar.”, disse.
O prefeito ainda destacou que as vacinas são seguras e protegem de verdade contra as doenças. “É um apelo que eu faço para todos os pais, mães, tias, avós e conhecidos. Bata na porta do vizinho que tem alguma criança para vacinar e venha”.
Para ampliar o acesso aos pontos, a vacinação acontece ainda em todos os 152 centros de saúde da capital e no Centro de Atenção à Saúde do Viajante, também até 17h. As doses são aplicadas somente após avaliação da situação vacinal. Por isso, é fundamental que os pais ou responsáveis legais apresentem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização, se necessário.
Estão sendo aplicadas as vacinas rotavírus, meningocócica C, pneumocócica 10, hepatite B, pentavalente, pólio inativada, pólio oral, febre amarela, hepatite A, DTP, meningocócica ACWY, HPV, tríplice viral, dupla adulto, tríplice bacteriana adulto e gripe.
Já as doses do imunizante BCG estão sendo ofertadas exclusivamente nos centros de saúde de referência. Além disso, a dose monovalente da vacina contra a covid-19 será para o público de 6 meses a 14 anos completos e a dose bivalente para os adolescentes entre 12 e 14 anos que tenham alguma comorbidade.
Outras ações
Além da oferta de vacinas, alguns centros de saúde estão promovendo ações assistenciais de promoção e prevenção à saúde. Estão sendo realizadas coletas para exames citopatológicos (com agendamento prévio), atendimentos de usuários em situações crônicas, cuidados em saúde bucal, além da promoção à saúde da criança e do adolescente.
Confira as unidades que ofertarão esses serviços no portal da Prefeitura.