Pular para o conteúdo principal

Prefeito Alexandre Kalil conhece instalação de centro de saúde e acompanha funcionamento de novos equipamentos da unidade
Foto: Amira Hissa

Prefeito Alexandre Kalil visita Centro de Saúde Ventosa

criado em - atualizado em

O prefeito Alexandre Kalil visitou nesta terça-feira, dia 15, a sede do Centro de Saúde Ventosa, na região Oeste da capital, reconstruído via Parceria Público-Privada (PPP). A nova unidade, que fica na rua Corcovado, 1.522, bairro Jardim América, foi entregue à população na semana passada e já está em pleno funcionamento. Até o momento, foram 33 centros de saúde reconstruídos na capital, considerando a sede do Felicidade II, que começa a funcionar no próximo dia 21. 

Durante a visita, o prefeito Alexandre Kalil destacou a importância do novo modelo de Centros de Saúde da capital. “Nós já estamos com esse modelo de Centro de Saúde. São 33 prontos. Em outubro, mais sete. Até outubro serão 40 iguais a esse. Eu estou muito impressionado porque é coisa de primeiro mundo. Isso requer planejamento e tempo. E isso é o governo do futuro e o futuro é entregar à população”. O prefeito reforçou a importância dos trabalhadores para o funcionamento dos Centros de Saúde. “É o que está aí dentro, o material humano treinado, preparado e bem pago”, afirmou. 

A nova estrutura do Centro de Saúde Ventosa, acessível às pessoas com mobilidade reduzida, garante atendimento aos cerca de 24,5 mil usuários, residentes dos bairros Ventosa, Jardim América, Havaí, Nova Granada, Barão Homem de Melo, Salgado Filho, Vila Havaí, Estoril, Adelina e Nova Suissa. São 18 consultórios, sendo um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses e setores administrativos. 

Para garantir assistência à população, a unidade possui cinco equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiro, técnico e agentes comunitários de saúde; equipe de apoio composta por médico de apoio, ginecologista, pediatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social. Há ainda duas equipes de saúde bucal, equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico. 

São oferecidas ainda atividades coletivas como Lian Gong, grupos para controle do tabagismo, hipertensão e diabetes. 

Parceria Público-Privada (PPP) 

O pacote de obras da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma central de material esterilizado e um laboratório central, sendo todos os equipamentos. Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

As unidades reconstruídas até o momento foram: Centro de Saúde Cabana (Oeste);  Centro de Saúde Boa Vista  (Leste); Centro de Saúde Itaipu/Jatobá (Barreiro);  Centro de Saúde Coqueiros (Noroeste); Centro de Saúde Serra Verde (Venda Nova); Centro de Saúde Lajedo (Norte); Centro de Saúde Copacabana (Venda Nova); Centro de Saúde Santa Mônica (Venda Nova);  Centro de Saúde Marivanda Baleeiro/Paulo VI (Nordeste); Centro de Saúde Carlos Renato Dias (Barreiro);  Centro de Saúde Vila Maria/João Vital (Nordeste); Centro de Saúde Aarão Reis (Norte); Centro de Saúde Confisco (Pampulha); Centro de Saúde Lisandra Angélica David Justino/Túnel de Ibirité (Barreiro); Centro de Saúde Mantiqueira (Venda Nova); Centro de Saúde São Paulo (Nordeste); Centro de Saúde Piratininga (Venda Nova); Centro de Saúde Santa Maria (Oeste); Centro de Saúde Vila Pinho  (Barreiro); Centro de Saúde Urucuia (Barreiro); Centro de Saúde Etelvina Carneiro (Norte); Centro de Saúde Rio Branco (Venda Nova); Centro de Saúde Jardim Alvorada (Pampulha); Centro de Saúde Carlos Prates (Noroeste); Centro de Saúde Ziláh Spósito (Norte); Centro de Saúde MG20 (Norte); Centro de Saúde João Pinheiro (Noroeste); Centro de Saúde Havaí (Oeste); Centro de Saúde São Jorge (Oeste); Centro de Saúde Jardim Comerciários (Venda Nova); Centro de Saúde Ventosa (Oeste);  Centro de Saúde Floramar (Norte) e Centro de Saúde Felicidade II (Norte).