Pular para o conteúdo principal

Recintos no zoológico de BH
Foto: Suziane Fonseca/PBH

Praça das aves e recinto dos mamíferos serão reformados e ampliados

criado em - atualizado em
A Ordem de Serviço para execução da segunda fase das obras na praça das aves e no recinto dos mamíferos, no Jardim Zoológico, foi assinada no dia 3 de setembro. Realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a previsão de conclusão é em novembro de 2019. As reformas vão melhorar as condições físicas e o bem-estar dos animais, as condições de trabalho dos tratadores e os modos de visitação pelo público. A Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 2,6 milhões.

Esta etapa das obras prevê a substituição, na praça das aves, da tela nos recintos laterais e dos comedouros, a instalação de bebedouros, a demolição dos recintos 43, 44 e 45 e a construção do Bioma da Mata Atlântica nesta área. Também está prevista a reforma dos recintos das araras, harpia, avestruz, casuar e ema, além da reforma das calçadas, jardins e estruturas externas.

Já no recinto dos mamíferos serão construídos sete recintos extras, sendo três deles para abrigar filhotes e reformados 18 recintos. Também será construída cozinha e vestiário para o uso dos funcionários.

Presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues ressalta a importância dessas reformas para os animais e os visitantes. De acordo com ele, as intervenções reforçam a tendência que o Zoo de BH, assim como vários outros do mundo, vem seguindo, de focar no bem-estar animal, visando, sobretudo, à conservação das espécies e à melhoria contínua das condições de cuidado e manejo dos animais. “São demandas antigas que vão otimizar processos, resultando em melhores condições para os animais sob nossos cuidados. Vale lembrar que 20% do plantel do Zoo de BH é composto por espécies ameaçadas de extinção. O visitante também será beneficiado com intervenções que trarão mais conforto aos espaços comuns do Zoo, como jardins e calçadas”, afirma.
 

Jardim Zoológico

O Jardim Zoológico de Belo Horizonte (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000, Pampulha) foi inaugurado em janeiro de 1959, se tornando referência em espaço para lazer e aprendizado com culturas de outros países. Os visitantes encontram cerca de três mil animais e mais de 250 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos, representantes dos cinco continentes.

O horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 8 às 17 horas, com valores alternados para visitação.
 

24/09/2018. Praça das Aves e Recinto dos Mamíferos. Fotos: Suziane Fonseca/FPMZB